Tuma Júnior confirma escândalo BNDES/Friboi e diz que é a maior lavanderia da América Latina

http://img2.mlstatic.com/revista-exame-edico-953-a-aventura-global-da-friboi_MLB-O-235385884_8125.jpg

Mário Assis

Vejam o texto que circula na internet, confirmando o escândalo do apoio do BNDES a três grandes frigoríficos, ficando sócio deles e comprando debêntures. A mensagem que rola na web é estarrecedora.

###
DENÚNCIA PELO TWITTER

Bomba! Tuma Junior diz que relação JBS Friboi com os Governos do PT é a maior “lavanderia da história da América Latina”.

É mais uma denúncia quente do delegado de polícia e ex-Secretário Nacional de Justiça do governo Lula, Romeu Tuma Junior, esquentando o debate político no Brasil em 2014. Depois de desnudar o PT através do livro “Assassinato de Reputações”, Tuminha entrou de sola nos governos do PT ao tratar das eleições deste ano.

Ao responder na rede social Twitter ao engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Paraná Ossami Sakamori, Tuma Junior levantou a bola para um assunto de extrema gravidade. O professor Osssami Sakamori trouxe a Tuma Junior a informação da gigantesca dívida do grupo empresarial JBS Friboi com o BNDES, que beira a R$ 30 bilhões, sendo que a empresa vale apenas R$ 8 bilhões. Leia mais aqui.

A coisa engrossou quando o professor da Universidade do Paraná informou a Tuma Junior que o Grupo JBS Friboi bancará a campanha de Dilma Rousseff (PT) em 2014.

O ex-Secretário Nacional de Justiça do governo Lula, um homem dos mais bem informados da república, bateu pesado ao responder a Ossami Sakamori. Tuminha garantiu que, quando tudo vier à tona quanto à relação JBS Friboi e os governos do PT, o Brasil verá aquilo que ele diz ser “a maior lavanderia da história da América Latina”.  

184 comentários

  • Se tudo isto é uma tremenda mentira como dizem.

    Então por que o sr Lula e quem mais estiver sendo caluniado, não acionam a justiça?
    Parecem que não querem mexer, para não feder mais…….

    • vc esta por fora meu amigo moro no mato grosso e e aqui todo mundo sabe que o lulinha ( o maior ladrao da historia do mundo) tem 26 fazendas so no estado de MT fora no estado do Pará e cada vez comprando mais fazendas e maois gado com o dinhei roubado e especulado do povo brasileiro!

      • Quando é que os Brasileiros vao ter a coragem de encarar a realidade que estamos vivendo nas mãos dessa CORJA chamada PT e Protestar , mas PROTESTAR de verdade até por pra fora essa raça maldita.
        Quando é que os Brasileiros vao se conscientizar que o Brasil precisa de coisas serias , não sò Carnaval e Futebol , que é nesse período , enquanto o povo esta distraído é que saem as Reformas e Decretos ( ARMADILHAS ) para ,como sempre ,favorecer essa Bandidagem.
        Quando é que os Brasileiros pensarão no Futuro de seus filhos , e não fazer de conta que não veem Crianças morrendo nas portas dos hospitais ou nos corredores sem atendimento ou vitimas de balas perdidas em tiroteios ou enfiados nas drogas que são liberamente vendidas nas portas das escolas.
        Bom !!!!! Se fosse escrever TUDO o que estamos vivendo , nessa ERA PETISTA ,ficaria até amanha.
        So espero que os Brasileiros se ACORDEM , antes que seja tarde.

        • Marla Reuter Colombo

          TUDO que você escreveu está TOTALMENTE certo….o desafio É mudar este estado de coisas….TEMOS que MUDAR o SISTEMA ELETRÔNICO de URNAS pois o usado É FRAUDÁVEL/MANIPULÁVEL…vota-se em “a” e o voto vai para “b” já exaustivamente comprovado…..

          • CONCORDO…

            ENQUANTO AS ELEIÇÕES FOREM NESTAS URNAS… OS RESULTADOS SERÃO TOTALMENTE MANIPULADOS PELO PT.

            ALGUÉM DUVIDA???

          • É mas o PT, infelizmente para desgraça da democracia, do Brasil, eles vão ganhar novamente, por que infelizmente no mundo e no Brasil tem mais pobres, e estes necessita de bolsa família , e o PT, faz questão de comprar estes votos , dizem que tem muito emprego , não no Brasil tem muito subempregos salários de miséria , enganando os pobres , dando curso de baixo nível , entrega certificado e não serve para nada , pois tem que ter leis que amparam certos cursos para que a pessoa que as vezes é funcionário de prefeituras possam receber os repasse que vem do governo como o FUNDEF, MUITAS PREFEITURAS NÃO FAZ O REPASSE PARA OS PROFESSORES MUNICIPAIS, E EM RELAÇÃO AS URNAS ELETRÔNICAS EU TAMBÉM ACREDITO QUE SEJAM VIOLAVEL , POIS TODOS OS PROGRAMAS , PODEM SER PROGRAMADOS PARA DAR O RESULTADO QUE O PROGRAMADOR QUER , LEMBRAM DA HISTÓRIA DO PAINEL ELETRÔNICO QUE FEZ A CABEÇA DE JADER BARBALHO E OUTRO SENADOR CAIR.

        • Gustavo Jeronimo

          Não existem mais Petistas ou PMdebistas, esquerda ou direita, todos roubaram, roubam, e roubarão. O que existe na verdade são pessoas e pessoas…

      • ora amigo é tirar as certidões publica nos cartórios das cidades e mandar para a revista Veja, além dela pagar uma “nota preta” para você, vai publicar tudo você acha que ela não esta atrás disso?

      • Esse lulinha é o pai ou o filho ? Aproveite e mande aqui para o blog o endereço de algumas dessa 26 fazendas aí no Mato Grosso. Pelo menos com a cópia de 2 escrituras ou numeração e cartório. Se são 26 fazendas que TODO MUNDO SABE, quero saber também. Pode começar aqui mesmo com alguns endereços. Não se esqueça, porque gosto de histórias verdadeiras.

    • sabe quando foi morto o homem forte da FARC na selva. que mandou liberar o sinal para os aviões americano foi os aviões tucano do brasil. ministro da defesa ligou pro Pres. Lula pedindo autorização e Lula mandou que liberasse o sinal . foi assim que mataram o guerrilheiro da FARC. Isto segundo informação da PF. em Off. Lula é bandido . Porque os únicos aviões que poderia capitar o sinal era os aviões tucano na fronteira Brasil/Colômbia.

      • Explique melhor. Seu texto está difícil de entender. Especifique também o guerrilheiro, porque todo dia morre guerrilheiros e soldados na refrega lá que já dura décadas.

    • e porque todos os politicos do mensalão da época do governo Lula estão presos e ele não?? óbvio…o tubarão grande está sendo encoberto…dinheiro lógico para tudo isso.

    • Pois é Mario. Tem uma outra coisa. Não é difícil imaginar que essa tal “serenidade” do PT e de quem está dirigindo este país esteja relacionada diretamente a COPA. Pra mim essa tal COPA está mais que comprada. Acredito que na cabeça deles devem achar que o povo só quer saber do tal cartão de Bolsa Família e ver o Brasil campeão. E isso acontencendo, eles aparecerão garbosos e glorificados prontos pra se sagrarem vencedores. Espero que estejam enganados. Repudio essa Copa. Também espero que das muitas informações importantes e comprovadas que estão vindo a tona sobre esse podre PT não caia no esquecimento. Que todos nós, sofridos brasileiros façamos a justiça. Pelo nosso bem e das nossas crianças.

  • Este é o jeitãoPT de governar…vide outro caso interessante, empresas EBX!

    • Ana Maria Negrão dos Santos Xavier

      Que estes petistas são os elementos piores do nosso país ninguém tem dúvidas, a corja de nossa sociedade, mas o que me intriga são esses medalhões da cultura se envolverem com eles fazendo propagandas, a exemplo do Toni Ramos e agora até o Roberto Carlos.

      • Eu não entendi o seu medalhão da cultura? Eles são formados em que? Pos gradusdos e doutorados?, mas é o trabalho deles serem “garotos propaganda” e pagando bem q mal tem , quem recebeu 30 bilhões de presente , pode pagar muito bem.
        Agora o povo é q não deve consumir essa carne nem o PT e nem os seus companheiros. F

        • Você acertou quando disse que um artista vive do seu trabalho. Os atores venderam sua arte de convencimento de um produto bom que é a carne Friboi. Por outro lado, não há nada de mal na população consumir a carne que é cara mas é boa. Agora, quando os crimes que dizem estar por trás dessa empresa, envolvendo um banco público, vierem a público e a já estiverem no ãmbito da Justiça federal, aí os brasileiros de repente deixam de ser alienados e passam a boicotar o produto, o que eu duvido, porque é uma atitude de povo civilizado

          • Produto bom é carne friboi?? Acho que não é bem assim, eu li em um noticiário na internet, não lembro qual, que a carne friboi foi barrado para exportação pela Rússia por causa de presença de substância imprópria para consumo, deve ser a história de vacinas para acelerar crescimento, e por isso eles desviaram toda produção para o consumo interno no Brasil! Se observar, todos grandes mercados foram inundados com carne friboi, muitas vezes mais baratas que que produção local!!!

          • MEU DEUS………não acredito no que estou lendo!!!…a CARNE DO friboi É PURA PROPAGANDA ENGANOSA!! Sou pecuarista. Assim como vendo gado gordo para abate no Friboi, vendo também para outros frigoríficos, ou seja, a carne comercializada no nosso País segue normas de oferta e demanda. O FRIBOI não produz carne somente de sua própria produção. Ainda que eles tenham seus confinamentos, só atenderiam o mercado BRASILEIRO por no máximo um mês. Portanto, a carne FRIBOI, assim como de outros frigoríficos, são produzidas por milhares de produtores de diferentes Estados que engordam gado para abate, no nosso País!!!

        • ROBERTO DOMACHOWSKI

          Fátima, entendo que não devam consumir e muito menos compactuar. Quem compactua com a delinquência, por dinheiro, amizade ou simpatia é cumplice, de qualquer maneira. Sem esta de “se pagar bem que mal tem”. Sem esta de garotos propaganda, mesmo porque de garotos a muito que não tem nada. São cUmpanheiros sim, e conscientes de que estão sendo pagos com o dinheiro do BNDES, e por tanto dinheiro público. Indefensável!

      • Estes artistas , são fáceis de manipular, é só mostrar um bom valor que isso se resolve na hora. Quero ver quem vai pagar a conta do rombo que essa quadrilha esta deixando no nosso país.

      • $$$$$ mas nada a declarar.. $$$ puramente!

      • Este são conhecidos como comunistas caviar. Vivem a vida boa mas pregam o sequestro de tudo pelo poder, menos as coisas deles, é claro, porque com certeza eles fugirão para seus exílios.

      • Esses idiotas não se preocupam com o País, querem mais é o dinheiro da publicidade fácil. Quando o Brasil acordar será tarde demais. Dejavu governo Color de Mello. E o bandido está de volta.

  • Não gosto da petralha. Nem quero ser advogada do diabo, mas essa crítica está sendo muito frequente ao BNDES. Conversei hoje com uma advogada (concursada) que por lá trabalha. Ela me explicou e depreendi alguma coisa.
    Não sei exatamente como funciona, mas o Banco tem seus critérios de financiamento bem delimitados e rigorosos, o que muitas vezes contribui para que apenas grandes empresas consigam cumpri-los. Exigem tantas garantias e tanta papelada, e a análise demora tanto, que muitas vezes é preciso uma assessoria jurídica especializada para levar o pleito a cabo. Mesmo assim, o BNDES é um dos bancos (senão o maior) que mais financia os micro e pequenos empresários. Dizem até que qualquer um que preencha os requisitos acaba conseguindo financiamento, o que inclui algumas linhas de produtos e serviços em que a ajuda de um banco de desenvolvimento seria (a meu ver) questionável. Ex. sabonete blablabla da empresa blablabla.
    Realmente, os grandes empresários financiam a campanha da Dilma, como financiam a dos concorrentes também.
    Lembrou-me bem, a advogada, que o Eike também financiou a campanha da presidenta e a do Serra na última eleição. Isso é nojento, mas ela apostaria que não tem nada a ver com o BNDES diretamente.
    Até agora não perceberam nenhum favorecimento inescrupuloso por lá.
    Concluiu dizendo-me que há muito de que discorda ideologicamente, mas dentro das regras do jogo, e legitimado pelo nosso congresso comprometido, o banco vem agindo dentro da lei.

    • Então me explique o empréstimo ao Eike Batista, ao governo de Cuba que não tem como pagar, o empréstimo a Bolívia que não tem garantias, o financiamento através do BNDES de US$300 milhões pra compra de alimentos e outros produtos pela Venezuela que está quebrada e não tem como pagar. Essa advogada ou é ingênua ou de uma má fé danada. Como emprestou R$1,2 bilhões a Globo sendo que ela sonegava impostos ?

    • Hebe, essa funcionária do BNDES que lhe deu essa informação que os pequenos conseguem recursos do BNDES, está muito equivocada. Sou Representante de Vendas, trabalho com mercadinhos e supermercados e varios dos meus clientes que solicitaram recursos para reforma e ampliação, nada conseguiram.

      • Marco Antônio Mourão

        Sou empresário do setor educacional e fui muito bem recebido pelo Banco do Brasil e meu financiamento ( reforma e ampliação ) pelo BNDES saiu perfeitamente, lógico que durante o processo foram exigidos várias garantias (burocracia), mas o empréstimos saiu e os juros muito mais baixos que os oferecidos pelos bancos “normais”.

    • Ora..mas que garantia são essas que,o BNDES empresta R$ 30bi,para uma empresa que vale R$ 8bi.E,os financiamentos á ditaduras, como Cuba e Angola,por que são secretos?Só poderão vir a público em 2027.E, os financiamentos a Venezuela que,é uma falsa democracia e,está derretendo,assim como Cuba,irão pagar como?Espero ansiosamente,pelo dia, em que esta caixa preta será aberta.

      • tenho vergonha desse país…vergonha de ser Brasileiro;cada dia só piora as coisas…nos roubam descaradamente,cobram absurdos em impostos e nada temos em troca.

        • Chia de barriga cheia. Ainda por cima ingrato com seu país. Queria ver o comentarista na fila de uma Oficina de Empleo madrilenha ou de um employment agency novaiorquina para blue collar nesse inverno com apenas a grana do aluguel do mês do conjugado. Sem choro nem vela e com food stamps reduzidos desde os último dia do ano passado. TOME VERGONHA E LUTE EM SEU PAÍS COM GARRA CONTRA ESSA TRIBUTAÇÃO SEM CONTRAPARTIDA. E NÃO SE ESQUEÇA QUE OS IMPOSTOS ESCORCHANTES FAZEM SUPERAVIT FISCAL PARA ENRIQUECER A BANQUEIRADA.

    • Na Exame há um artigo de 2005/2006, não achei, em que Porter fala de como empresas brasileiras não eram apoiadas. Dinheiro, só para quem não tem dinheiro, ou para os amigos, digo eu. Exame cita um engenheiro que fabrica mascaras contra gases que peregrinou pelo BNDES, BB, etc. e não conseguiu crédito. Desilusão. Foi para uma feira em Orlando, lá um funcionário americano questionou o produto, o convidou a fabricar nos EUA, emprestaram-lhe dinheiro para a fábrica, os equipamentos e o capital de giro. Quando a fábrica começou a trabalhar, lhe chegou uma carta do Presidente Bush (filho) agradecendo pelo investimento e a confiança no país.
      Que tal???
      Cara Hebe tua amiga é um doce de petralha. Que Deus a tenha. Vale teu post.

    • Essa advogada que a senhora alega ter conversado é que é a verdadeira ‘advogada do diabo’.
      Neste caso a quadrilha petista.

      • vcs que falam do governo do PT, são todos ingratos, vejam quantos pobres ou favelados não tem uma tv de lcd ou de plasma, telefone celular de ultima geração, dentre, outras coisas mais, então parem de falar besteiras, pois, nos governos anteriores ao do PT, não tinha-mos nada disso. Para ficarem ciente, não sou petista.

        • se nao é petista só pode ser alienada……….MEU DEUS QUANTA IGNORÂNCIA MINHA SENHORA……ACORDE PARA A REALIDADE…

        • Oras…tem tudo isso menos educação e saúde, quando precisar de um hospital os podres podem ficar assistindo televisão ou falando no celular que a doença se cura.

        • Alguns seres acéfalos que comentam aqui vêm pra cá dizer que “antes do governo do pt não tinha tv lcd ou celular de última geração” !!!
          Eles são tão alienados que nem passa por suas cabecinhas vazias que isso tudo não existia.
          Agora sim, já foi inventado o smartphone e qualquer brasileiro pode se conectar à internet ou mesmo conversar com alguém pagando o MINUTO MAIS CARO DO MUNDO!

        • ROBERTO DOMACHOWSKI

          Amigo, ou vc também é um dos dependentes ou é completamente alienado. Acorda cara… isto não é auxílio, isto é compra! Não vai me perguntar, compra de que? Não é? Me poupe.

    • Sim, pode até ser. O problema é justamente as leis criadas e aprovadas por péssimos elementos que legislam em causa própria. Esse país tem que deixar de existir pra começar tudo de novo. O partido que entrou enchendo o povo de esperança de consertar as coisas, conseguiu ser pior que tudo o que já passou por aqui nas últimas décadas.

    • Essa tá bemmmmmmmmmmm por fora. Infelizmente o BNDES seria o banco responsável por incentivar o crescimento econômico interno do país através de empréstimos as empresas pequena, média e grande porte, mas na prática não funciona assim… Pq o governo não está interessado nisto realmente, mas sim usar esse dinheiro p/ comprar conchavos, alianças de poder p/ benefício próprio dentro da política. Na teoria da função do banco é fornecer a maior parte do dinheiro p/ a pequenas e médias empresas e assim promover nosso DESENVOLVIMENTO, mas na prática o governo DÁ DE GRAÇA MILHÕES p/ os grandes e os pequenos muitas vezes não conseguem sequer cumprir as exigências da burocracia. O q é passado por cima GROTESCAMENTE no caso dos GRANDES que interessam o governo. Aposto que se houvesse uma auditoria “honesta” no BNDES muita podridão sairá de lá. Fico P. da vida por que aki o governo liberava milhões do BNDES p/ o Eike enquanto há anos mundo afora todo sabiam que as empresas deles já estavam falidas…menos aki. Fora os milhões q anualmente e misteriosamente vão p/ as MONTADORAS de veículos…é tudo uma máfia de bandidos, ladrões e corruptos nem de longe são POLÍTICOS.

      • Fernanda, parabéns pela coerência na sua exposição, realmente a palavra chave é CONCHAVO, o que o PT faz e muito bem, infelizmente…cansado dos conchavos a nível nacional, se lançou aos conchavos na AL e Caribe, posou de bom samaritano com a África, nada contra….se os empréstimos não fossem a países ditatoriais atolados até o pescoço com o socialismo decadente, que mata o povo de fome e perpetua seus líderes no poder. Estão acelerados na finalização do Foro de São Paulo, um maquiavélico estratagema para transformar o Brasil e AL na podridão do famigerado socialismo-comunista cubano.

      • Concordo contigo

    • …”O banco age dentro da lei”.
      Vc só se esqueceu q aqui as leis são alteradas ou anuladas a “bel prazer” do governo.
      Se agiram pela lei qual foi a garantia do empréstimo do Eike?
      Pq tava na cara DO MUNDO TODO que ele NUNCA IRIA PAGAR, mas nosso governo “bonzinho” acreditou na palavra dele, agora não faz nada…
      É realmente o BNDES é uma mãe, acho q vou tentar um empréstimo lá também já que não precisa garantias, bens ou pagar depois…

    • O BNDES libera o dinheiro que o governo achar mais de seu interesse, haja vista o posto de Cuba em tdetrimento dos nossos. Abre o olho!

    • A advogada não pode ser classificada como “advogada do diabo”. Assim seria se estivesse agindo contra seu cliente, o JBS. Ela obviamente o defende.

      • Se a advogada estivesse atuando contra o BNDES, JBS, PETRALHAS, etc. ela seria advogada de deus, porém, como os clientes dela, ou pelo menos os que ela tem a pretensão de defender são os citados, então, ela é mesmo na verdade A ADVOGADA DOS DIABOS!

    • Seria muita ingenuidade fazer fora da lei. É fora de tudo o mais.

    • Infelizmente o que lemos aqui são comentários com essencia de raiva, partidarismo e pior, de desconhecimento da verdade. O BNDES realmente á o maior fomentador entre todos os Bancos brasileiros. Atrás dele vem o BB e depois a CEF. Ao contrário dos Bancos privados, que são verdadeiros exploradores, com juros exorpitantes e correntistas elitistas. Quanto a essas “falcatruas” citadas na matéira, recomendo cautela, devido a esse ser um ano eleitoral, tudo é maximizado e a mentiras acabam por escorrer por entre as páginas de revistas e jornais. Na minha opinião, nunca se viu uma perseguição tão ferrenha da mídia e dos meios de comunicação a um Governo e Partido como o do PT, por isso creio que se realmente fosse tudo verdade como esse “Tuminha” diz ser, tenho certeza que a mídia, os juizes do STF e a turma do “contra” daqui do Brasil iriam adorar jogar essa m… no ventilador. Por isso recomendo cautela. O povo brasileiro já deu muitas mostras de serem facilmente manipuladas, isso vem desde a ditadura, Plano Cruzado,depois no impechment do Collor e agora contra o Governo do PT. Não sou filiado a esse partido, mas acompanho politica de modo isenta e atenta principalmente nas fontes das notícias. Abraços

      • Não entendi, este é o comentário mais moderado de todos que li nesse forum. Sencura, isso????

      • Por que é que todo petista agora se esconde dizendo que não é filiado ou adepto do partido quando defende o governo? Antigamente, antes de serem governo, tinham orgulho de andarem com a maldita estrela no peito e a camisa vermelha. Predominavam na mídia com suas acusações e impropérios contra tudo e contra todos. Hoje em dia o que se vê são pálidas defesas do governo mas escondendo a cara.

      • Mais um petista enrustido tentando defender o indefensável

        • O comentarista acima parece com aqueles padrecos do tempo da inquisição, citados por Alexandre Herculano, que viam cristãos novos judaizantes disfarçados por toda a parte. Policial de sigla. Afinal, qual é sua sigla? As que estão aí na praça cada uma é pior que a outra. Todos esses ditos partidos políticos são de cúpulas e recheados de vigaristas.

      • Saiba, Sr Afonso, que o BB e a CEF (além da PETROBRAS) patrocinaram o quebra-quebra promovido pelo MST em Brasilia.
        Foram muitos milhões de reais.
        Quando um cidadão de bem procura uma dessas instituições para obter um empréstimo se vê diante de uma enorme barreira burocrática que, quase sempre, impede a concessão do financiamento.
        Quando se consegue descobre-se a ‘bola de neve’ em que a dívida se transforma.
        Eu sou capaz de apostar que você sabe disso, mas, fica aí querendo ‘tapar o sol com a peneira’ só para ver se cola, não é?
        Por quê será que todos estão falando mal do governo do PT?
        Deve ser porque nunca antes na história deste país se viu uma verdadeira quadrilha lavando tanto dinheiro público.
        A propósito: Collor não sofreu um ” impechment ” (creio que o senhor quis dizer ‘impeachment’), ele RENUNCIOU AO CARGO, em 29 de dezembro de 1992, deixando-o para seu vice Itamar Franco, ao tomar conhecimento de que o processo de impugnação de mandato (impeachment) foi aprovado.
        Como o senhor é bem informado!

    • Talvez tudo isso deva de fato ser esclarecido da forma mais idônea possível sem “puxarmos a sardinha pro lado de alguém” mas , é de se estranhar o fato do sr. Joesler (dono da JBS) alardear ganhos no ano fiscal de 2013 na casa de 100 bilhões e ser considerado empresário do ano solicitar um empréstimo de 180 milhões para o BNDES e ser atendido tão prontamente por isso. Ter comprado a construtora DELTA e mudado seu nome mesmo sabendo que a mesma estava diretamente ligada ao mensalão.Essa “nova” construtora irá participar da licitações públicas que a antiga DELTA participava. Quanto a advogada , só idiota pensaria que ela irá cuspir no prato que come. É mesmo que acreditar em Papai Noel e coelho da Páscoa. acorda BRASIL

    • Sinto muito em lhes dizer que não é assim que funciona. Não existe todo esse rigor.

      O BNDES tem uma linha de crédito para industria que se chama FINEP. Essa linha de crédito é destinada a projetos onde os contemplados recebem o dinheiro (não é emprestimo) a fundo perdido, ou seja, a grana entra como dada e só é necessário que se comprove os investimentos do recebimento.
      Então é só emitir notas frias que está tudo certo. E tem mais não se pode sobrar um centavo, o banco exige que se gaste tudo exigindo só os comprovantes.
      Esse Finep beneficia grandes e pequenas empresas. e os valores não são baixos.
      Eu sei disso tudo pq trabalhei numa industria de pequeno porte onde os donos receberam 2 fineps, o primeiro de 800 mil e o segundo de 1,6 milhão. A dita empresa usou de notas frias de empresas abertas no papel de amigos para justificar os gastos. O primeiro projeto aprovado na verdade nem era projeto era um produto que já existia na empresa e ja era comercializado pela mesma, mas usaram como fosse algo a desenvolver.
      A coisa é tão descabida que o segundo finep o edital era destinado a desenvolver projetos para deficientes e a empresa criou um só no papel para receber os 1,6 milhões de reais.
      Eu tenho como comprovar tudo que foi dito e portanto o BNDES não tem critérios confiáveis para financiamentos entre outras coisas.

    • Ou vc é ingênuo ou foi escalado para desmentir nas redes sociais as acusações. Por que o BNDS não emite nota pública contestando as acusações e apresentado documentos que desmintam o que se acusa? Por que o governo, que está sendo colocado em cheque como avaliador das maracutaias não faz o mesmo? Por que os acusados não processam os acusadores? Por que a blindagem do banco? Por que o banco não se coloca à disposição para uma auditagem independente? Esse governo tem credibilidade para se duvidar de sua desonestidade no trato das coisas públicas?

    • kkkkkkkkk ta de deboche?????

    • e você acreditouuuuuuuuuu???????????????????????????

    • Um banco que tem critérios nao empresta 30 bilhoes pra uma empresa que vale 8. E se a acusacao de que este dinheiro vai pagar a campanha for verdadeira, eh mto grave. Grave como todas as acusacoes contra esse governo corrupto, algumas delas ja comprovadas no livro do tuma jr. Incrivel como ta todo mundo quieto depois do lancamento deste livro, em qqr pais serio meia duzia teriam perdido seus cargos depois deste lançamento!

    • BNDES tem critérios extremamente rigorosos – empresta dinheiro ao MST que nem CNPJ ou endereço fixo tem, os PeTistas são pessoas honestas e não há nenhuma prova que fazem maracutaias. O Lula é um homem santo que deveria ensinar a todos os Brasileiros EDUCAÇÃO FINANCEIRA pois como um pai ensinou seu filho a se tornar um doas homens mais ricos DO MUNDO sendo um trabalhador honesto, ele mesmo, o Lula, com o salário de Presidente da República ficou QUASE bilionário depois que passou 8 anos no governo, porque? Sabe economizar dinheiro e fazer fortuna bilionária ganhando 24mil por mês! A filha da Dilma – mesma coisa – tudo gente honesta e trabalhadora. Em tempo, quem me contou isso foi o Tarzan, numa reunião que fui com ele e o saci Pererê e 5 políticos HONESTOS do PT.

    • ROBERTO DOMACHOWSKI

      Hebe, você está de sacanagem, ou está sendo paga para isto? Por favor nos poupe!

  • A advogada do BNDES cumpriu com o seu dever : defender os interesses do patrão. Esse órgão de há muito vem se omitindo, da sua verdadeira meta : contribuir para o desenvolvimento do Brasil e não favorecer empresários aventureiros.

  • Quero parabenizar a HEBE em seu comentário. Isto sim é seriedade.

    • ROBERTO DOMACHOWSKI

      Serenidade, amigo… da onça? Vc está de brincadeira. Acorda cara! Isto é idiotice pura.
      BNDES e Petrobras são os maiores bancadores do caixa 02, legal segundo eles, do PT.
      Nos poupe vc também.

  • Quando chegar a hora da verdade, e tudo isso acabar, os nosso governantes irão todos para o Paraíso (Paraíso Fiscal) pegar o que e deles, ou melhor, nosso.

  • A mudança imposta pelo PT e seus companheiros ideolólógicos comunistas ao BNDS,
    uma Instituição de Fomento, a passando a financiar empresas privas, com valores
    públicos muito além das garantias de seus cadrastos ativos,apresentaveis, fere seus
    decoros políticos administrativo,intuitivos, lesando o erário público, o qual pertence ao
    povo brasileiro,como um todo e não só, ao PT e seus petrálias.

  • Assim como em licitações públicas é possível favorecer determinadas empresas sem burlar as “regras” estabelecidas, também é possível facilitar a liberação de recursos BNDES, para esta ou aquela empresa, sem também descumprir as “regras” da instituição. Henrique Meirelles manda e desmanda no BNDES e faz parte do conselho da JBS (J&F). Quem tem acesso as conversas dos “bastidores” do governo ou do BNDES, sabe que há algo muito estranho nesta relação PT/BNDES e JBS. O governo do PT foi uma verdadeira decepção, além da incompetência, conseguiu ser mais corrupto que os governos anteriores. Vamos apurar com rigor esta “LAVANDERIA” do governo PT.

  • SIM TUDO ISSO É MUITO BONITO. BNDES TAMBÉM AJUDA MICROS, ETC., BLÁ , BLÁ E BLÁ. MAS O QUE DIZER DE BANCAR FINANCIAMENTOS DE APROX. 30 BILHÕES PERANTE PATRIMONIOS QUE APRESENTAM COMO GARANTIA A “MIXARIA” DE 8 BI. 30 BILHÕES É MUITO DINHEIRO ATÉ PARA PADRÕES NORTE AMERICANOS. NESTA TERRA BANANEIRA BANCAR 30 BI SEM GARANTIAS EQUIVALENTES . AÍ TEM TRUTA DA PESADA. MAS A BUGRADA QUE NÃO LÊ E ASSISTE SÓ BB BESTA NÃO TÁ NEM AÍ E VOTA NESSA CORJA NOVAMENTE. MEU SAIS POR FAVOR

  • …. adivinhem de quem é o FRIBOI?

    • JOSÉ LUIS SE VOCÊ SABE E TEM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO EM COMENTO, PORQUE FAZER UMA AFIRMAÇÃO DESSA NATUREZA, POR QUAL MOTIVO VOCÊ NÃO FEZ UM COMENTÁRIO CLARO E PRECISO, TENTAR DENEGRIR A IMAGEM DO PRÓXIMO É FÁCIL, OU VOCÊ NÃO TEM CONHECIMENTO DO QUE AFIRMA, OU TEM MEDO DA RESPOSTA QUE PODE ADVIR, PRINCIPALMENTE AQUELA PELA RESPONSIBILE.

      • Quem é o próximo a q vc se refere Gilberto Alves? Será q e o mesmo da bíblia? Ora, se há fogo, há fogo!!!!

      • o senhor gilberto alves qualquer pessoa que nao fica assistindo o bbb ouvindo funk sabe que a friboi é do lulinha eles tao roubando tanto ,tanto que nao da pra acreditar , se informe , das fazendas do grupo jbs no mato grosso e pará tem uma amigo que só no mato grosso vende misturadores de raçao pra 26 fazendas do lulinha os proprios funcionarios afirmam com certeza pois ja viram ele na sede em varias oportunidades

    • LUIS INACIO….

  • Como advogado militante em Goiás, gostaria que o Bel Romeu Tuma Jr. indica-se com clareza o conteúdo de suas afirmações, ademais, ele apresenta um rancor sem tamanho com referencia a alguns membros do P.T., será porque, pelo conteúdo da matéria está querendo passar informações ao eleitorado de Goiás, sobre a pessoa de Junior do Friboi, as vésperas das eleições Estaduais, que no meu entendimento pode atrapalhar sua postulação ao Governo de Goiás, será que o Sr. Romeu tem como provar o que alega, caso contrário, pode ir preparando o lombo para as reparações civis que podem advir num futuro bem próximo.

    • Você como advogado militante, sabe muito bem que se o sr. Romeu Tuma Jr. faz acusações seríssimas desse tipo, e nenhum dos acusados entra na justiça pra exigir reparações, até criminais, sabe que é porque os acusados são culpados sim. Eu que não sou advogado, se uma pessoa faz umas acusações dessa a mim, eu entro na justiça na hora, vou querer reparação pecuniária e ainda tocar um processo criminal nessa pessoa. Afinal, quem não deve não teme. Quanto ao empréstimo, vc poderia explicar como conseguir um empréstimo em qualquer banco que seja no valor de R$30 bilhões, dando como garantia R$8 bilhões ? Eu tentei várias vezes no BNDES um empréstimo para minha firma de R$1 milhão, dando como garantia a mesma no valor de R$6,5 milhões, com nome limpo na praça, nunca tive problemas com o governo e nem com o fisco, e não consegui. Consegui o empréstimo junto a um banco privado em menos de 24 horas.

      • Foi exatamente isso q disse acima…

      • Geraldo, corretíssimo na sua colocação, aqui na minha cidade um conhecido bacana, que seu passatempo era adquirir empresas em falência, conseguiu um empréstimo de alto valor em um banco privado, dando como garantia uma falida empresa na área de pisos, que não valia nem 20% do valor emprestado. Moral da história…o suposto gerente suicidou-se ao ver a trama descoberta pela matriz em SP.

    • “indica-se”???? Advogado não poderia nunca errar uma palavra desse jeito!!!
      Que tal usar “indicasse”, que é o correto?
      Desculpe-me pela observação, mas acho-a oportuna.

    • O Exmo. Sr dr. Advogado…parece não ser brasileiro nato, ou apenas é advogado? $$$$$$$

    • agora entendi senhor gilberto alves militante , claro !

    • Você já se identificou: militante. Agora chega! O Lulinha não é candidato em Goiás.

    • Ô GILBERTO ALVES! DISCUTIR COM PTRALHA IGUAL VOCÊ, É A MESMA COISA QUE JOGAR XADREX COM POMBO! CAGA NO TABULEIRO, DERRUBA AS PEDRAS E AINDA SAI DE PEITO ESTUFADO! CAI FORA SAFADO, SENÃO BREVE QUANDO O BRASIL MUDAR QUEM TE PEGA SOU EU CANALHA!

    • Está explicada a defesa que vc faz. É bem próximo dos homens…

  • O PT usa e abusa do BNDS para seus interesses….só NAO vê quem NAO quer !!! E discutir isso com petistas , que idolatram sistemas de governo totalitários e ditatoriais em nome do povo e muito dificil !!!

  • Os argumentos de Hebe e Gilberto Alves são simplesmente ridículos, para não dizer, GROTESCOS.

    • ORITAS É NOME NÃO SEI, GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ESTA PALAVRA, SERÁ QUE É ABREVIATURA DO NOME DE ALGUÉM QUE GOSTA DE CRITICAR SEM NOMINAR, PORQUE QUE NÃO DÁ NOME AO BOI, OU TEM MEDO DE RETALIAÇÕES QUE PODEM ADVIR A POSTERIORI.

      • Sr. Gilberto, desde quando criticar alguém dá processo ? Eu posso criticá-lo por ter escrito ” Bel Romeu Tuma Jr. indica-se com clareza o conteúdo de suas afirmações”, sendo que esse “indica-se” nunca caberia na frase. O sr. Oritas, poderia estar se referindo como grotesco essa frase.

  • QUEM APOIA OS LADROES DO PT É IGUAL A ELES OU TEM O RABO PRESO
    OBNDS SO EMPRESTA DINHEIRO PARA GRANDES EMPRESARIOS, OS MENOS FAVORECIDOS QUANDO RECORREM AO BNDS ELE COLOCA UM MONTE DE BUROCRACIA
    E ACABA NÃO EMPRESTANDO O DINHEIRO , DIFERENTE DE QUANDO OS APADRINHADOS DO PT RECORREM AO BNDS.
    É UMA VERGONHA ESTE PAIS DE CORRUPTOS.
    QUEM APOIA O PT BOM CARATER NÃO É.
    EU LUIS GONÇALVES MATOSO

  • bnds,banco do brasil,correios,caixa economica federal são instituições de fachada so para eles pois aqui na minha cidade e assim fazendeiro que nada planta nada cria vai ali e sai com dinheiro na hora e sendo que ele esta falido toda a cidade sabe menos o gerente do banco kkkkkkkk esta na hora de aparecer um franco atirador e meter uma 762 na cabeça desses vadios que estão roubando de uma nação ate quando isso vai ou o povo vai suportar sem fazer nada

  • tenho 66 anos. votei no pt na primeira vês. Fui enganado. Tenho nojo de ler estas maracutaias. Se eu tivesse
    hum milhão de reais disponíveis, iria morar em miami EU, com imóveis muito mais barato que nas boas cidades do Brasil.

  • Jose Danilo Borges

    O pior de tudo é: Qual é a nossa opção? Os políticos são todos iguais. Bando de vagabundos. O povo preocupa é com a idiotice do Bial. BBB.

  • Eu tenho uma convicção, o BNDS vai emprestar tanto dinheiro ao JBS, que quando o banco estiver com 51% das ações desta multinacional, o Sr Joesley Batista e família, entregarão a empresa ao governo, e este será obrigado a estatizar a JBS/Friboi. Pois o BNDS pagou muitos milhões, que devem estar em paraísos fiscais, aos integrantes da família do Sr Joesley Batista, o qual deverá estar rindo a toa. Resumindo em breve o dono do JBS chegará no presidente do BNDS e dirá a ele: “TOMA QUE O FILHO É TEU, SIFU…, TROCHA. KKKK”

  • Amigos: Tudo é uma farsa!

    Amigos: não existe seriedade alguma de ambas as partes, quero dizer de todos os partidos. Todos estão procurando seus interesses pessoais. Não existe compromisso algum com a verdade ! É mentira de todos os lados ! E o povo que paga a conta, sempre foi assim e sempre sera !

    • A falta de seriedade do PT não pode ser comparada à falta de seriedade dos outros partidos. Não são anjos, mas igual ao PT, só na Venezuela, Cuba e Bolívia, apenas na América latina e mar Caribenho.

  • Amigos: Tudo é uma farsa!

    Obrigado!

  • Amigos: Tudo é uma farsa!

    Querem ter uma centelha de esperança ? VOTEM NULO EM MASSA ! Mesmo que o voto nulo não traria mudanças imediatas. Seria como uma bomba atômica no congresso! Ai sim, os políticos dariam uma olhadinha para nós povo. O poder de mudar o Brasil esta em nossas mãos, e não nas mãos dos políticos. Lá esta umas centenas, covil de cobras! E uma engolindo a outra.

    • concordo com voce amigo.O politico gasta uma fortuna pra se eleger,aí voce vai lá e carca um nulo.É a maior vingança que a gente pode fazer.

    • Voto nulo é o que o PT quer para eleições, pois, enfraqueceria os votos das oposições… você também é militante? Seus comentários estão muito no sentido de igualar o PT aos outros partidos, e este último é o créu. Tem-se que votar contra, não em branco ou nulo. Não vamos acreditar nesta estória de que 51% de votos nulos forçariam outra eleição, pois isso é a utopia que o PT quer pregar.

  • O PT sempre me deu náuseas, mas agora já tá apelando!

    #FORAPeTralhas!

  • pessoas…por favor não vote nulo….e tudo que esse bando de vagabundo quer…caso vcs não saibam tem uma chance de mudar nosso misero pais….não aparecam nas urnas…se a populaçao não votar seram obrigados a fazer outra eleição com novos cantidados e esse tropa de sem vergonha perde a chance de manipular e roubar o povo..
    infelizmente isso nunca vai acontecer pelo fato de que essa corja ja aprendeu a manilular a população….inventam bolsa isso bolsa aquilo e vão calando a boca do ze povinho…”pra que tirar eles do poder se a gente ganha bolsa e não precisa trabalhar” esse e o pensamento que colocaram na mente do povo…nada de educação para eles…seria um perigo se o povo começasse a pensar…por que não pegam esse dinheiro de bolsas inutilidade e compram um belo terreno e dão emprego pra esse povo fazer casas populares pra eles mesmos….ai os dois lados da moeda não se diferenciam…de um lado o governo que mantem o povo na redea curta com bolsa calabca e do outro o povo que não uer se estressar com trabalho se ganha os trocados no final do mes….na moral não sou cntra essas bolsas…mas deveriam ser um paleativo….uma ajuda aquem perdeu o emprego e quer se atualizar…ganha bolsa quem faz um curso e estuda para melhorar e não quem passa o dia no buteco gastando um dinheiro que deveria ajudar e não torna o povo mais vagal e sem um pingo de vontade propria….não sou religiosa mas acho que a maxima” não de o peixe,ensine o vivente a pescar ” deveria ser usada no lugar dessas bolsas que colocam cabresto no povo..e ja dizia minha vó…cada povo tem o governo que merece..rsrsrs e aqui infelizmente e o que estão escolhendo pra nos…. não posso dizer que o governo e culpado…imagina se não iriam linchar a Dilma se ela escolhesse aplicar essa grana toda que esta gastando na copa em saude e educação…nossa o povo ficaria histerico sem futebol…ue importa se crianças estõ morrendo na porta dos hospitais…sem escola sem segurança…que importa se temos medicos atestando morte em pessoas pra vender seus orgãos…se policiais estão fazendo segurança a traficantes…teremos copa do mundo e isso e tudo o que importa

  • Otalício de Souza Werneck Júnior

    Quem, nesse mundo denominado “TERRA”, poderá salvar o “BRASIL”?

  • Essa advogada concursada do BNDES está bem por fora ou defendendo seu emprego.

  • Carlos Alberto de Oliveira

    Fora dilma ,fora lula ,fora corruptos ,bandidos ,tem órgãos responsável para investigar ,so que tão com o rabo preso tanbem ,nao e vacil nao ? Fora PT ladrão ,fora comunistas velhacos .

  • adorei seu comentario moira…e bem assim no nosso pais,e daqui pra frente so piora

  • MILITANTE pestista eh como
    HOMEM/MULHER BOMBAS…
    MATAM e MORREM acreditando
    que VAO p/CEU…,,,

  • Se o governo tá emprestando dinheiro com garantias futuras,como fez com o Eike batista,vou pedir um pouco emprestado para pagar quando ganhar na mega sena..kkk

  • Meus caros,
    A advogada concursada falou o que conhece como … concursada.
    Sabemos que existem os cargos de confiança. E é exatamente nesses casos, onde não há meritocracia alguma, só conchavo, que a corrupção se torna regra. E o vassalismo costuma ser enojante.

    Não defendo petralhas, pois detesto esquerdinhas: eles vendem coelho por lebre. Enganam os incautos e aqueles que querem ser enganados, os zumbis.

    Votar nulo só favorecerá essa cambada bolivariana que quer cubanizar o Brasil. Não vejo como opção inteligente se objetivamos a saída dos comunistas que grassam – como capim gordura – neste país.

    Como bem lembrou um comentarista aqui do blog, com muita sagacidade, é muito mais fácil tirar um corrupto neoliberal do poder – julgando e condenando – do que um comunista.
    Nos regimes de esquerda inexiste democracia.
    Tente processar um Fidel Castro ou um (ex KGB, e agora mais soft) Putin? Nem estou falando no líder da Coreia do Norte, a comunidade mais fechada do mundo. Jamais conseguirá.
    Na certa vão colocar o denunciante na cadeia ou desaparecer com o pobre coitado numa vala ou oceano, ou ou ou. Os líderes de esquerda se creem acima do bem e do mal.

    • Brilhante lucidez…é o que está acontecendo aqui e agora no Brasil, se julgam acima do bem e do mal. Solução…parasitas se matam no nascedouro, extermina-se o hospedeiro, para nunca mais infectar ninguém.

    • Manoel Francisco Pereira Filho

      Vamos trocar os ladões… Todos que entram para Política viram larápios ou são acusados disso. Sugiro que tenhamos a sabedoria para: NÃO VOTAR NULO, NÃO DEIXER DE VOTAR…. Mas, NÃO REELEGERMOS NINGUEM EM 2014… Mas, NINGUEM MESMO, em todos os níveis.

      Aqueles que forem eleitos pela primeira vez, terão o cuidado de agir um bocadinho melhores do que aqueles que eliminarmos do cenário politico. Assim o Brasil já sairá no Lucro, pela diminuição da Roubalheira.

  • Falo há alguns anos e repito convictamente: o PT aparelhou o nosso país

  • Há um ano e meio abri uma empresa e uma conta no Banco do Brasil. Me informaram que, após um ano, poderia pedir empréstimo ao BNDES. Só não avisaram que pedir não é levar! Não consegui NEM UM REAL!! A explicação do funcionário do BB: as regras são uma “caixa-preta” e ninguém sabe quais são elas. Não é piada, aconteceu comigo, agora em outubro de 2013…. Não adiantou explicar que precisava comprar material, contratar mais um funcionário, ter uma caminhonete para carregar grandes volumes. Doce ingenuidade a minha.

  • Angela Noronha Passos

    Todos os que estão citados no livro, inclusive o Lula, jamais irão processar Romeu Tuma, pois sabem que ele tem toda a documentação comprobatória das falcatruas, que denuncia, sobre o governo do PT .

  • Agora conta uma novidade…Lulladrão maior chefe de quadrilha do país, PT chorume do Brasil. Resto do lixo.

  • Pelo amor de DEUS !!!!! Onde estão nossos Representantes votado pelo POVO, Deputados Federais e Senadores dos Estados e os Ministros da Justiça e as nossas Forças Armadas, onde estão? Para deixar que isto aconteça, gente!!!!! eles vão acabar com o nosso querido Brasil, isto sem pensar na miséria que acontecera com nosso Povo, porque os Ricos ficarão mais Ricos e os pobres serão miseráveis, será como uma bola de neve que não tem como acabar, muitos, muitos sofrerão!!!!!!!!

  • EM SANTA CATARINA, LULINHA COMPROU VARIAS EMPRESAS DE ABATEDOURO DE FRANGOS, ESSE MENINO É MESMO UM PRODIGIO E O PAI UM TOGIGIO. LULINHA É BEM ACESSORADO POIS ESTA INVESTINDO NO RAMO CERTO ALIMENTOS. E O POVO PASTANDO.

  • Oque me apavora mesmo é que a maioria dos Prefessores Universitários, conheço muitos ( a elite cultural ), apóiam o PT, acham LULA/DILMA o máximo, incutem idéis erradas na cabeça de nossos filhos. São ‘a favor de Cuba, Venezuela, Irã….. Entendo que analfabetos sejam enganados mas Professores!? Por isso e pela violência atual perdi a esperança de dias melhores.

  • concordo com todos os comentários absolutamente verdadeiros feitos contra o pt. ocorre que a oposição é incompetente, parecendo até que tambem é comprometida, causa nauseas este congresso moldado de corruptús.

  • Como se pode observar, tudo de podre que o PT apronta e a cada hora aparece mais um, não é denúncia partidária leviana de oposição e sim revelações de gente que fazia parte do governo. Como no caso do mensalão.

    É muita bandidagem contra a nação.

  • Marlise,
    Isso que você disse muito me entristece – talvez até me apavore – também.

    Hoje mesmo estava conversando com uma de minhas filhas (a caçula) e percebi todo esse adestramento. E seus amigos repetindo velhos chavões esquerdistas, tecendo loas à Fidel e Che Guevara (uns genocidas!).
    Faziam, inclusive, a apologia da queima da bandeira de Israel pelo PSOL, com o beneplácito de Marcelo Freixo e Babá. E esses extremistas da esquerda, posando de bons moços, ainda pediram para o Brasil romper relações diplomáticas com Israel, a única democracia do oriente.
    Tentei explicar que queimar a bandeira de um país é algo grave e que no caso dos judeus seria um recrudescimento do Nazismo, uma atitude anti-semita. Disse ainda que a extrema direita e a esquerda se assemelham em muitos pontos. Enfatizei a posição de Israel no oriente, o único onde podemos entrar sem medo de morrermos ou sermos hostilizadas, até mesmo violadas, simplesmente por sermos mulheres.
    Saíram dizendo que estavam pensando em viajar para Cuba numa excursão…(O quê??!!!)
    Que coisa mais louca!
    Voltaram ao século XX. E eu é que sou reacionária.
    Um bando de rebeldes sem causa, certamente manipulados por professores universitários aculturados por ideologias repletas de traças.
    Querem um país melhor e são guiados por falácias esquerdinhas.
    Quem não quer um país mais digno, mais humanizado, menos violento? Todos queremos. Mas com democracia e crescimento global, com investimento massivo em tecnologia, e saúde pública de qualidade.
    Mas o caminho é outro, não é o que eles pensam ser o certo. Já conhecemos os passos dessa estrada e sabemos que não vai dar em nada – como dizia uma velha canção. Ou pior: vai dar num regime totalitarista, cerceamento da liberdade de expressão e na queda do nosso já fraco IDH.

    Li a crítica que a deputada do PDT, Cidinha Campos, fez ao Freixo e achei excelente.
    Se alguém se interessar, deixo o link:
    http://www.folhapolitica.org/2014/02/deputada-cidinha-campos-ataca-o.html

  • Eu tenho trauma de comunista
    É que quando eu era criança, nos idos de 64, diziam que comunista comia criança
    Que a parte preferida eram as mãozinhas, fritas com bastante alho
    Que depois de comerem as mãozinhas, palitavam os dentes com os ossinhos dos dedinhos.
    Daí fiquei traumatizado, até hoje.

  • CAROS AMIGOS, TEMOS QUE DIVULGAR ISSO, É NAS REDES SOCIAIS, FACEBOOK, TWITTER, E PRINCIPALMENTE NA MIDIA DOS ESTADOS MENOS FAVORECIDOS POIS É LA QUE ESSA CORJA DE VAGABUNDOS GANHAM, NO CEARÁ, PERNAMBUCO, BHAIA, SERJIPE, ALAGOAS, MARANHAO, AMAZONIA, ACRE, ATÉ TOCANTINS, É AI QUE TEM QUE A MIDIA REAL SEM SENSSURA TEM QUE CAIR DE PAU EM CIMA DESSA CORJA VAGABUNDA.

    • chamar politico que esta no poder de ladrão é facio. dificio é vc colocar um la e ele não roubar! sem nem um tipo de paixão, adivinhou quem disse que o pt vai ganhar novamente! governou melhor do que o PSDB e o PSB é a xerox do PT se quer ser diferente é agora por que bem a pouco tempo vivia mamando nas tetas do PT!

  • Este tipo de denuncia deveria ser publicado nos canais abertos de TV para este povo que só se preocupa com o Bolsa Familia e futebol.

  • SE VCS ESTAO TAO INDIGNADOS PQ NAO FAZEM ALGO?FICAR JOGANDO PALAVRAS AO VENTO NAO ADIANTA NADA E SIM IGUALA AO POVO QE ESTA DOMINDOO.

  • Ronimar G De Souza

    eu já vi muitas coisas a respeito desse PT, mas achei que era intriga da oposição, mas agora sei quem eles são, fiquei sabendo que foi o PT que acabou com a lavoura de cacau na Bahia com a vassoura de bruxa , só para enfraquecer um grupo político adversário , e ganhar as eleições , mais tarde fiquei sabendo que eles acabaram com a lavoura de algodão no norte de minas trazendo a praga do bicudo , pelo mesmo motivo, agora como o nosso brasil ta indo da pra acreditar que a maneira deles governar é essa mesmo , agora vai dar 2.000,00 reais para garotas de programa atender melhor seus clientes, e fazer tratamento de estética , e o professor ganhando 740,00 reais. não duvido de mais nada , agora é só rezar, meu deus……

  • Para vocês terem uma idéia, o Lulinha (GRUPO JBS) encomendou 50 Balanças novas da COIMA para serem levadas para o Pará… tem noção?

  • O cara trabalhava como funcionário assalariado, ganhando no Máximo R$1500,00.
    Agora é dono de dezenas de fazendas e milhares de cabeça de gados.
    A filha da Presidenta também já enriqueceu sabiam!?
    E tem gente q não acredita sabe porque??
    são tudo POVO GADO comendo ração na mãozinha do Governo…

  • ESTA NA HORA DE FAZERMOS UMA DESOBEDIÊNCIA CIVIL.

  • Olha eu adoro o PT

  • O problema do mundo é o PT, acho engraçado isso, tão com dor de cotovelo tucanada pq a Dilmão Pega Empregada e Não Assumi vai fica mais 4 anos! Chupa.

  • Olha, todos os comentários muito pertinentes. Adorei! Mas gente! Que português horrível! Muito me admira tanta gente antenada, se expressando tão mal! Vamos estudar concordância, gramática e sintaxe… Só um pouquinho…

  • Bom de tudo que li, é claro que se tem uma ponta de verdade e várias mentiras nessa história Romeu Tuma lembram quem ele foi na ditadura? acho que somente isso explica tudo. O PT é ruim sim é ruim, mas mesmo assim faz um dos melhores governos do pais (sou militante do PSOL), temos que olhar com uma certa clareza que política é isso no mundo inteiro temos que melhorar muito mas e estamos no caminho esse debate que presenciamos é o amadurecimento da nossa sociedade, poderíamos estar bem melhor mas vamos lembrar quantas vezes votamos diretamente a presidente e quantas pessoas tivemos nesse cargo, temos um longo caminho mas ver pessoas discutindo acaloradamente é saber que existem BRASILEIROS que amam esse pais como eu.

  • Estou vendo,pela 1a.vez.,esse blog.
    Fiquei impressionado com certas “afirmações” a respeito de determindas “personalidades”.
    Inicialmente,gostaria de informar que não sou Petista,nem PSDbista.Pelo contrario,nunca simpatizei com nenhum dos 2 partidos.
    Tenho 75 anos de idade e tive o “privilegio(?!) de viver sob inúmeros governos.
    Não sinto saudade de nenhum deles.
    Fico estarrecido quando leio “criticas e afirmações” sem a menor comprovação (registros,escrituras,nomes,etc.)
    Não vou aqui defender ninguem.Defenderei sim,até a morte,o senso de justiça.
    Acusou?! Prove!!
    Com que facilidade determinadas pessoas “repassam” noticias e/ou informaçoes sem o cuidado de confirmar a sua veracidade.”Lulinha” é dono da Friboi? Prove com documentos.Tem 26 fazendas?! Mostre as escrituras.
    O Sr.Tuma Jr.que tanto acusa,precisa “desmentir” as acusações que lhes são feitas,com as contra-provas necessarias.
    Desmentir as gravações feitas de suas conversas com o chefe da mafia chinesa,pedidos de vantagens para elementos ligados a essa mafia (vistos de permanencia no pais),etc.etc.etc.
    Espero,até hoje,a defiñição desse assunto.
    Imagino eu,naõ estou assegurando,que muitas das acusações feitas ao Lula,Lulinha,PT.,etc.não estão merecendo respostas para evitar (inteligentemente) o “bate-boca” que alimentaria a midia durante muito tempo.
    Vamos ser mais honestos conosco mesmo
    Porque não discutirmos,também,todos os escandalos do governo do FHC?! Existem muitos!
    Vamos fazer justiça,com justiça.
    Só vejo uma solução(?!) para tudo isso.
    VOTAR COM SERIEDADE.SEM TROCA DE FAVORES.ANALISAR OS CANDIDATOS.POSTERIORMENTE,COBRAR DOS CANDIDATOS.
    ALGUEM DESSE BLOG SE LEMBRA O NOME DO CANDIDATO A VEREADOR OU DEPUTADO OU SENADOR EM QUE VOTOU NAS ELEIÇÕES PASSADAS?!
    Estou de acordo com o Sr.Laco Silva (que nem conheço).De pleno acordo.

  • …em adendo ao comentario feito por mim ha pouco.
    “O ônus da prova é de quem acusa”

  • ESTAVA LENDO AS POSTAGENS E Ñ VEJO INDIGNAÇÃO DA CORRUPÇÃO E SIM CONTRA UM PARTIDO POLITICO, LOGO FICA CLARO QUE TRATA DE PESSOAS QUE PERDERAM OS BENEFICIOS QUE TINHAM ANTES, Ñ SE PREOCUPEM, OS POLITICOS QUE AI ESTÃO VÃO SAIR E OS SEUS ENTRARÃO NOVAMENTE E O CICLO CONTINUA, SE ESTA PREOCUPAÇÃO FOSSE REALMENTE COM O PAÍS Ñ ESTARIAM OUVINDO ESTE TUMA QUE É SAFADO, O AMIGO DELE UM SONEGADOR E CONTRABANDISTA. AGORA CRIAR UM PARTIDO DE PESSOAS HONESTAS SERIA O CAMINHO, MAS Ñ É O CASO, COMO VCS SERIAM BENEFICIADOS, QUEM ANDA DIZENDO Q AS URNAS ELETRONICAS É UMA FRAUDE, IMAGINE SE FOSSEM CEDULAS DE PAPEL, A MAIORIA DOS MUNICIPIOS BRASILEIROS SÃO PEQUENOS E ESTES SÃO COMANDADOS POR POLITICOS INDEPENDENTE DE PARTIDOS QUE ABUSAM DO PODER E AI SIM FRAUDARIAM O SISTEMA ELEITORAL, HOJE ELES TEM Q ROUBAR MAIS PARA PODER COMPRAR VOTOS, E A POPULAÇÃO VIVE DO ASSISTENCIALISMO, OS CONCURSOS SÃO FRAUDADOS E É COM O AVAL DO POVO. QUANDO O PT SAIR VAI CONTINUAR A MESMA ROUBALHEIRA, OS POLITICOS CORRUPTOS CONTINUARÃO, DEIXA DE SER HIPOCRITAS, TODOS Q AI ESTÃO DEFENDE SEUS INTERESSES.

    • Prezado Fabio.
      Vc tem toda a razão.
      Tenho 75 anos e ainda me indigno comas declarações de certas pessoas.
      Não leem nada.Apenas repassam,sem o menor criterio,tudo aquilo que ouvem, e o pior sem verificar a veracidade daquilo que ouviram.Verdadeiros papagaios.
      Ninguem fala nada do escandalo do mensalão mineiro…FHC.
      Quero deixar bem claro que não sou nem nunca fui petista,apesar de gostar demais da politica.
      Vou morrer sem ter a felicidade de dizer: “Poxa! que grande governo”
      Estou de pleno acordo com vc.
      Sergio

  • Isso circulou no facebook.
    Estou postando essa materia,para ratificar tudo aquilo que eu disse sobre pessoas que,simplesmente,repassam noticias seo,sequer,verificar a vericidade da noticia.
    Muitos no facebook pediam: “circulem essa noticia”. Circularam,algumas pessoas.
    Devem estar com a cara no chão.
    Alem de fofoqueiros SÃO MENTIROSOS.
    E assim a coisa vai.
    Volto a insistir.NÃO SOU PETISTA NEM ADPTO DE QUALQUER OUTRO PARTIDO.
    Sou,apenas,um critico das coisas que me incomodam.

    “Veja” precisou desmentir capa falsa que circula na internet

    17/01/2013

    tags: capas falsas, Veja

    .

    Na última semana, circulou pela internet uma “capa” de Veja que estampa uma foto em que o ex-presidente Lula leva um lenço ao rosto, como se tivesse sido golpeado. O texto da chamada principal: “Interpol descobre – Desvio de mais de US (sic) 500 bilhões em paraíso fiscal em nome de 18 integrantes do PT.” O leitor que não percebesse o erro na representação da moeda americana (“US” em lugar de “US$”) poderia ser enganado pela imagem que em quase tudo se parece com uma capa autêntica: o logotipo da Editora Abril, que publica a revista, o destaque para outros assuntos no topo da página, a chamada principal revelando mais uma falcatrua envolvendo políticos. Muita gente, nas ruas e nas redes, se indagou: seria verídica a informação? Não, não se trata de uma reportagem de Veja. E a explicação é da própria revista, que precisou desmentir em matéria especial a “suposta capa” agressiva.

  • A situação do Brasil e seu futuro.
    O PT durante esses anos que passou e exercer o poder no Governo conseguiu colocar em prática todo o seu planejamento de um totalitarismo comunista.
    Vamos fazer aqui um breve resumo do plano deles com seus principais pontos.
    O PT usou suas bolsas disso e daquilo para conseguir seus votos principalmente dos mais humildes.
    O PT fez o mensalão criando uma base aliada de corruptos, com a distribuição de mensalão, verbas e cargos. Consolidou assim sua base aliada. O PT conseguiu criar um poder sem nenhuma ou quase nenhuma oposição. Dessa forma conseguem fazer politicamente tudo que querem do jeito que querem.
    Seus Lideres ficaram muito ricos com os desvios de verbas, superfaturamentos, aquisição de empresas, BNDS, transações internacionais de empréstimos para lá e para cá, sempre voltando alguma coisa para eles como comissão entre outras coisas.
    O PT deteve as grandes mídias e as obrigou a ficar do seu lado. A TV Globo deve uma fortuna para a Receita Federal. O PT está cozinhando essa dívida em banho maria e de rédea curta vai controlando a situação. Além das dividas com a Receita Federal, tem as grandes fortunas gastas nas propagandas do Governo e suas empresas, distribuídas para a grande mídia que garante a mesma coisa com as outras empresas da mídia pesada. Dessa forma o PT consegue segurar e manipular a informação fazendo com que chegue a população da forma que eles desejam. O PT tem um exército cibernético com vários blogs para criar falsas notícias sobre seus alvos, fazer propaganda de obras prometidas como se tivesse sido realizado, atacar a oposição, hackers para atacar sites e blogs da oposição e uma série de outras coisas.
    O PT quer criar o marco da internet. O marco da internet significa que estaremos totalmente nas mãos deles e eles poderão fazer o que quiserem com as nossas informações, postagens etc. Além de poderem regular tudo e criar uma mordaça e censura. Ainda poderão a qualquer momento, parar redes sociais, e outros meios de comunicação das massas.
    Um golpe de mestre no que diz respeito a criar uma segurança contra o povo e os militares.
    O PT desarmou a população com o golpe do desarmamento e só deixou bandidos armados, a população de bem ficou desprotegida.
    O PT criou a Força Nacional, o que vem a ser isso? A Força Nacional é uma força que vai defender o governo contra qualquer coisa e qualquer um! É um tipo de tropa Bolivariana que terá apoio do MST, dos Sindicatos, dos radicais do PT, ASFARC entre outros, contra qualquer tentativa de parar essas safadezas desse governo.
    Criou a comissão da verdade para apurar os crimes da ditadura dos militares. Mas só dos militares. E os terroristas que cometeram vários crimes? Só de um lado, para colocar o povo contra os Militares e tirar a força deles numa tentativa de intimidação para que os mesmos não possam salvar a Pátria desses comunistas.
    Outro passo importante é a desmilitarização das Polícias. Essa violência exercida nas manifestações é mais um golpe deles nesse sentido Nessa jogada eles ganham de dois lados, de um lado assustam as pessoas e fazem com que elas tenham medo de ir para as ruas e com isso as manifestações ficam com um número bem reduzido e com os manifestantes remunerados para fazerem atos de vandalismo. Do outro lado eles colocam a população contra a polícia.
    Ainda nessa questão, o PT aparelhou a Polícia Federal e fez dessa um órgão para trabalhar em seu favor. A PF só apura aquilo que interessa ao PT. Os próprios policiais federais foram para a rua se manifestar a esse respeito. Além das acusações feitas pelo Romeu Tuma Jr no seu livro – “Assassinato de Reputações”, por sinal um excelente livro e bem revelador, vale a pena a leitura. Além da Polícia Federal, aparelhou o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Justiça, Nessa saem os embriões dos Dossiês, O Governo pega seu inimigo ou até mesmo alguém aliado que esteja atrapalhando e esse vira alvo. E começam a criar uma aventura para esse alvo, com escutas telefônicas e editam conversas de uma forma a juntar palavras e textos para criar alguma situação para ferrar o cara e vazar na imprensa. Eles fazem coisas que até Papai do céu duvida e depois que eles vazam a notícia pra imprensa, até provar que nariz de porco não é tomada já era, a reputação do alvo já foi pro saco!
    Outra tentativa foi a criação de um documento único para o cidadão com a desculpa de ter tudo num único lugar, dessa forma teriam acesso a todas as informações de qualquer um com um só clique e sabe-se lá o que poderia acontecer! Ainda bem que essa não passou “AINDA”.
    O PT começou com os manifestos. Quem começou as manifestações foi o PT com aquele grupo remunerado pelo PT para criar os problemas para o Governo de São Paulo e atrapalhar o PSDB que tem muita força no Estado e com isso prejudicar o adversário para tentar eleger o Padilha no governo de São Paulo. Essa é a maior e mais importante capital do País, o PT precisa dela a todo custo para finalizar seu golpe de poder. Só que isso acabou sendo um tiro no próprio pé do PT e trouxe muitos problemas para eles, mas por outro lado, já é um ensaio do que vai acontecer caso eles tenham problemas ao burlar as urnas eletrônicas e perder as eleições. Falarei disso mais na frente.
    O PT está no Foro de São Paulo, que nada mais é do que uma quadrilha de comunistas tentando transformar a América Latina numa região dominada por eles. Procure ler sobre o foro de São Paulo e saberão com detalhes do que se trata.
    O PT está totalmente alinhado com Cuba e os irmãos Castro, Com Maduro na Venezuela, com Cristina na Argentina, com Evo Morales e outros ditadores comunistas no mundo. O BNDS emprestou ilegalmente fortunas a vários deles. Dessa forma tem apoio inclusive militar caso queira.
    O PT destroçou financeiramente o País, com rombo pra tudo que é lado e maquiagem nas contas para disfarçar tudo. Em resumo, tá tudo disfarçado, quando a bomba estourar sai de baixo! E ainda encheram o partido e o bolso de grana.
    O que o PT espera é ganhar as próximas eleições e para isso conta com a urna eletrônica. Essa urna é totalmente manipulável, você vota no José, mas seu voto pode ir para o João. Já está mais que provado por especialistas que essa urna é fácil de ser invadida e ter seus resultados alterados. Como o governo não tem quase nenhuma oposição e a grande maioria dos candidatos e partidos estão presos ao PT pelos mensalões e outras maracutaias do tipo, até agora esse plano vai dando certo.
    O que dará respaldo as urnas eletrônicas são as pesquisas compradas pelo governo para colocar seus candidatos bem na fita com percentuais pomposos. Pagam uma fortuna para que essas pesquisas sejam feitas como eles querem. Eu por exemplo nunca fui entrevistado e nem conheço ninguém que tenha sido. Kkkkkkk
    Tá tudo DOMINADO! Resumindo, o plano dos Petralhas está de vento em popa. Agora no caso de uma zebra nas eleições, o que vai acontecer?
    Se o PT perder as eleições isso aqui vai virar uma bagunça total, esses caras não vão entregar os pontos, não vão querer largar o osso, não vão querer perder de jeito nenhum. Esse País vai se transformar num caos total. Toda merda feita vai vir à tona, os roubos, rombos nos cofres, nas empresas estatais e tudo o mais. Por que vai virar um caos? Por que não satisfeitos com a derrota vão começar a aterrorizar. O PT tem os MST, os sindicalistas, os radicais e mais uma corja de seguidores que eles vão acionar para causar uma baderna generalizada e colocar o povo contra o povo. As classes baixas contra a classe média e alta, vão deixar o País sem direção e ingovernável! Isso aqui vai virar uma Venezuela no que tange a situação que aconteceu na época do Chaves. Resumindo, quando os pobres incitados por Chaves foram para as ruas e causaram todo aquele tumulto, roubo nas eleições e colocaram Chaves no poder.
    Isso é na minha visão um pequeno resumo do quadro que temos hoje no País.
    Por isso, pelo amor de DEUS, acordem! Não façam besteira com seu voto. Veja quem está no governo e aqueles que apoiam ou fazem parte dessa cambada de maus políticos e não votem neles!

    • Caro Jorge.
      Belo resumo da situação atual,pela sua òtica.
      Não costumo debater assuntos politicos e religiosos.
      Respeito a opinião de cada um.Entretanto,exijo que respeitem a minha tambem.
      O que me chama atenção Jorge,è que antes do PT tivemos,tambem por 8 anos no governo, o PSDB do sociólogo FHC.
      Tivemos feitos louváveis? Sim,tivemos.
      Entretanto,não vejo nenhum anti-petista lembrar-se dos escândalos daquele governo.
      Nem critica-los!
      O governo PSDB deixou o Brasil com uma inflação acumulada de 14,51% em 2002.
      O PT,com todas as suas mazelas, deixou o ano de 2013 com uma inflação acumulada em 5,50%.Quase 3 vezes menor.
      Essa diferença,gostemos nos do PT ou não,veio em nosso beneficio.OU não?!
      Mazelas,desmandos,roubos tivemos em ambos os partidos.
      No governo do PT fomos mais felizes.Alguns gatunos estão onde já deveriam estar ha muito tempo.
      E no governo FHC?! Vc se lembra de algum?!
      Por fvr não veja em meus comentarios nenhuma apologia ao PT! Não!
      Sou,nos meus 75 anos,totalmente apartidario.Sempre votei em meus candidatos.NUNCA EM PARTIDOS!
      A saude no Brasil está um desastre hoje, e ontem,estava diferente?!
      A educação esta uma bagunça hoje,e ontem,era alguma maravilha?!
      Os aposentados,como eu,estamos numa situação privilegiada hoje,clara que não, e ontem,era?!
      Pelo contrario e pior,fomos até chamados, pelo sociologo, de VAGABUNDOS!!!! Isso mesmo.VAGABUNDOS!!!!
      Quantos hospitais publicos foram construidos em ambos os governos? Vc se lembra de algum?!
      Quantas escolas tecnicas foram construidas em ambos os governos?!
      O que melhorou,na segurança publica,em ambos os governos?!
      È triste,caro Jorge,chegar na minha idade sem nenhuma perspectivade melhores dias.Pior,nem eu,nem meus filhos e,espero que não,meus netos.
      Era isso que me deu vontade de lhe dizer,com todo o meu respeito por suas opiniões.

      O Brasil novo está nas mãos de vcs,mais jovens.
      A minha gerãção só soube destrui-lo.

      • Srs. Sergio e Jorge, penso realmente que de tudo que li até aqui, me parece opiniões bem postas. Eu tb sou da geração do Sr. Sergio, eu sou entusiasmado pela política e não politicagem. Mas nunca me passou pela ideia de ter como partido totalitário que tudo faz pelo poder, onde se vende a honra, ou até a própria mãe para se perpetuar no poder de uma nação ou mesmo até de mero núcleo. O sr. deve lembrar já que citou a inflação deixada de 14% no fim do mandato, nada se compara com recebida de 36% ou mais. Recordando que a nossa geração, foi sim, muito valente, suportou um sacrifício econômico para permitir uma estabilização sem igual, e que nenhum outro plano tentado deu certo. Lembra que antes da estabilização, tínhamos que correr todas as tardes aos bancos para não perder o valor da moeda(over night). Tínhamos que ir aos postos de gasolina para encher o tanque de gasolina para aproveitar o preço que ia aumentar sabe lá quanto, e quantos horas ter que ficar esperado a sua vez, o postos fechavam aos sábados e domingos e quem ia viajar tinha que procurar postos clandestinos que cobravam ágio. As filas para encontrar comida que se escasseavam ou eram escondidas para serem vendidas mais cara no dia seguinte, quantas famílias desesperadas atrás do leite em pó para os nenéns, e os espertalhões que mandavam ir outra hora, que teria o produto, mas com o preço diferenciado. Com a estabilização da moeda, o povo mais carente já podia comprar carne, as mulheres mais pobres começaram poder comprar produto de beleza, principalmente as de cor escura, começaram a ter acesso a esses produtos e quantas não conseguiram a superar sua beleza com outras do mesmo sexo, vemos hoje quanta delas não esbanjam tanta beleza, conquistando estrelato e empregos relevantes.
        Antes mesmo antes do evento real, o que acontecia com os nossos salários, os sindicatos faziam aqueles movimentos de greve e paralisações e o acordo era realizado para o mês seguinte que começa a vigorar dia 1º, por exemplo 30% de aumento no salário, e quando chegava no dia de receber decorrido 30 dias, a inflação tinha subido 40%. E todos achavam bom negocio e aplaudiam o movimento grevista, menos eu, não era analfabeto. Comecei a trabalhar com 14 anos, e fiz uma carreira brilhante e fiquei 41 anos na mesma firma.
        A democracia me deixava bem a meu gosto, vi um presidente que consertou boa parte da economia brasileira instituiu uma bolsa para alunos para comparecerem ou frequentares assiduamente as aulas se não as mães não receberiam a mesada. Vi um governo enfrentar grandes laboratórios de remédio, terem que se curvar aos medicamentos fabricados pelo governo brasileiro. Já começou a delinear melhorias na saúde, com remédios mais baratos e alguns casos até gratuito. Ver desaparecer o comercio de telefonia fixa, onde se pagava um fortuna para possuir um, e era coisa só de rico. Foi possível no plano trazer um comercio de telefonia que pode ser considerada hoje como a maior do planeta. Uma das virtudes na estabilidade foram as privatizações, onde eram cabide de emprego deficitárias, passaram a ter lucro e ainda exportar com qualidade, e o governo arrecadar impostos.Só para não me estender mais, uma revista americana (Economic), entrevistando o cônsul Chinês, disse em 2006 se o Brasil mantivesse este plano que em 2010 poderia ser a 3º economia mundial. E deixar registrado que uma democracia perfeita foi honrada com a passagem de um presidente que perdeu uma eleição com desafetos e injurias, entregou a faixa presidencial em ato publico e desejando sucesso e que continuassem com melhoras o plano real, mas nunca fugir do objetivo.

  • Pra mudar o Brasil, só há um jeito: O povo tomar Brasilia e cercar o palacio do planalto. E expor tudo que tem de podre para o mundo inteiro, até pra ONU. Quem sabe muda alguma coisa.

    • Esqueça a ONU. Aquilo é uma farsa controlada pelas grandes potências e encabeçada por um boneco sul coreano. Nunca nos serviu e só nos dá prejuízo, como no Haiti.

  • Prezados bloguistas.
    Já que a democracia nos da o direito de julgar fatos e/ou pessoas,porque não aproveitarmos para julgar mais um REU CONTEMPORANEO? FHC.
    O reu Lula já está julgado,por vcs.Respeito a sentença!
    Vamos julgar,agora,FHC. e o seu governo
    O anexo, é um dos fatos escabroso daquele governo.São muitos!
    Voces aceitam?
    Volto a insistir que não tenho ligação nem afinidade com nenhum partido politico.
    Sou sim, fan ardoroso da JUSTIÇA!

    Leiam!!!!

    São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2000

    Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

    ELIO GASPARI

    A privataria quer mais dinheiro

    Depois de ter iludido o público com a lorota de que as privatizações trariam investimentos privados para todos os serviços públicos, o tucanato está sob pressão. Os concessionários dos serviços de energia e de ferrovias, bem como as empresas de telecomunicações, estão forçando o governo a redefinir os contratos que assinaram, a alterar a política tarifária e a financiar seus investimentos.
    Ao tempo em que vendia o patrimônio da Viúva para atrair dólares destinados a financiar o populismo cambial e assegurar a reeleição de FFHH, o tucanato dizia que o Estado passaria diversos serviços públicos à iniciativa privada e iria cuidar dos investimentos sociais. Era gogó.
    No campo das metas contratadas, a Telefônica conseguiu ampliar de três para 180 dias o prazo de transferência de linhas. São 38 as concessionárias, mas só duas cumpriram todas as metas.
    As ferrovias simplesmente não cumprem as metas de produção. Uma delas, a Novoeste, nem sequer pagou a prestação do arrendamento, devida desde abril. Coisa de R$ 2,78 milhões (os investidores americanos que nela entraram já caíram fora, com algumas dezenas de milhões de dólares no bolso). Os concessionários propuseram ao Ministério dos Transportes que a amortização das empresas que arrendaram seja considerada dinheiro investido. Coisa assim: o sujeito entra de sócio numa fazenda, paga uma mixaria e se compromete a fazer obras. Passados dois anos, chama o parceiro para uma conversa, propondo que a prestação da compra seja considerada como dinheiro aplicado nas melhorias. No interior, uma parolagem dessas acaba em tiro, mas no Ministério dos Transportes pode acabar sendo bom negócio. Para quem, é difícil saber.
    Já está entendido que o financiamento dos novos trechos de ferrovias e das novas usinas geradoras de energia terão que vir, em boa parte, do velho e bom BNDES.
    A Petrobras, essa grande mãe, está a um passo de anunciar que assumirá o risco cambial das empresas que venderão energia produzida por gás natural. É a velha mumunha. Privatiza-se o lucro, estatiza-se o risco e socializa-se o prejuízo.
    Se isso fosse pouco, chegou a Brasília um texto no qual estão resumidas as reivindicações das concessionárias de energia elétrica. É proposta embrionária e não há indício de que a Aneel vá aceitá-la. Diz assim:
    “É preciso que sejam estabelecidos, desde já, mecanismos de alívio regulatório explícito para lidar com a possibilidade de que parte do custo dos PPAs atuais venha a se tornar “stranded” no futuro, na hipótese de haver maior concorrência no setor de gás natural”.
    Não deu para entender? Pois não é para entender mesmo. Em português claro, teriam que dizer o seguinte:
    “Sabendo-se que vamos vender a energia a R$ 70 o megawatt/hora, caso apareça alguém oferecendo-o a R$ 50, deveremos ser reembolsados em R$ 20 porque seremos obrigados a baixar o nosso preço para permanecer no mercado.”
    Gracinha. Se aparecer um concorrente vendendo o chocolate mais barato, a Viúva terá que indenizar o empresário privado que se estabeleceu vendendo chocolate caro.
    Há coisa pior. As empresas vendedoras de energia elétrica estão azucrinando a vida dos empresários que buscam suprimento próprio. Se um empreendedor consegue produzir sua própria energia, os concessionários querem ter o direito de lhe cobrar preços exorbitantes pela eletricidade que possa vir a necessitar. É pressão monopolística.
    Concessionário reclamando de risco cambial ou é asno ou pensa que seu interlocutor o é. Ninguém comprou uma só caixa de fósforos achando que o real da reeleição era coisa de verdade. Concessionário de ferrovia ou de geração de energia reclamando da falta de investidores para novas obras ou é incompetente ou pensa que fala a néscios. Quando assinaram seus contratos, todos sabiam que esse dinheiro só existia no BNDES. Vale lembrar que no negócio de venda de energia os investidores já pegaram de volta perto da metade do que desembolsaram.
    Tendo faturado a festa da desestatização, FFHH está presidindo o início da ruína da privatização. As concessões que fizer às empresas de energia e de transportes ferroviários virarão precedente para um novo ataque ao Estado. Levando-se em conta que o ministro Eliseu Padilha até hoje não montou a Agência Nacional de Transportes, a perspectiva está para lá de ruim.
    Boa parte do assalto ao Estado vem atrás do que se denomina de “crise da produção de energia”. Essa crise é produto da falsa privatização de FFHH. Se ele tivesse liberado o mercado e pulverizado a propriedade, a coisa teria a simplicidade do capitalismo: quem tem vende e quem precisa compra. Se a empresa vende energia com prejuízo, danam-se os acionistas. Se cobra caro, o concorrente cobra barato e quebra-a.
    A economia americana cresce a 5,2% em termos reais (ou seja, um Brasil a cada nove meses). Ela não está ameaçada por crise de energia. Por quê? Porque acabaram com a regulamentação e liberaram a concorrência. Surgiu um problema na Califórnia. Ninguém propôs que o governo pusesse dinheiro público no negócio. Discute-se a cassação da concessão.
    A modernidade tucana é como o convento de Santo Antônio. É velha, mas forma uma paisagem harmônica porque tem o BNDES ao lado.

    Pressa esquisita

    A liderança do governo na Câmara dos Deputados está patrocinando uma excentricidade. Quer votar nesta quarta-feira uma nova Lei das Sociedades Anônimas, resultante de um substitutivo aprovado na Comissão de Economia no dia 7 de junho.
    Lei das S.A. é um dos assuntos mais chatos do mundo. Pode-se dizer que nesse novo projeto o governo quer ampliar os direitos dos acionistas minoritários. Faz isso muito mais pelo interesse dos minoritários estrangeiros do que pelo dos nacionais, que tungou há poucos anos.
    Durante a ditadura militar, quando o presidente Ernesto Geisel e o ministro Mário Henrique Simonsen pediram aos advogados José Luís Bulhões Pedreira e Alfredo Lamy um projeto semelhante, estimulou-se um debate nacional que durou quase dois anos. Na democracia, o tucanato quer reformar a lei que rege as sociedades com dois dias de debates.
    O substitutivo que o governo quer votar com a rapidez de uma lei que institui o Dia do Forró é de autoria do deputado Antonio Kandir. Desonra sua biografia vê-lo empacotado como sanduíche.

  • Vc conhecem a verdadeira historia do Plano Real?! Creio que não!
    FHC usurpou a paternidade do plano
    Vejam,é historico esse video!
    Estou repassando tudo isso (e não foram escritas por mim nem filmadas),pois foram publicas.A midia publicou.

    http://youtu.be/-bUuaZ1MOTI

    Tem mais:

    Recordar é viver:
    Em vídeo, Itamar Franco esclarece que o Plano Real não é obra de FHC

    No vídeo no pé do texto, Itamar Franco expressa sua mágoa por Fernando Henrique Cardoso insistir em dizer-se autor do Plano Real. Se preferir, antes de assistir ao vídeo, leia a coluna Rosa dos Ventos, de Mauricio Dias, de 8/7/2011, seis dias após a morte de Itamar. O texto têm quase dois anos, mas ainda é bem atual.
    O herói, o cara e o coroa
    O ex-presidente Itamar Franco, já internado e gravemente enfermo, não viu nem ouviu, nos dias finais, Fernando Henrique Cardoso, um de seus ex-ministros da Fazenda e, posteriormente, presidente da República, colher mais uma vez, sem constrangimentos, a consagração que só faria justiça a ele. Mas foi FHC quem completou 80 anos reverenciado pela mídia como o “pai” do Plano Real.
    Itamar, morto no dia 2 de julho, deixou bem explicada essa história. O depoimento, importante para o bem do País e da história, foi sufocado, no entanto, por uma conspiração silenciosa. Ele mostra, com a autoridade de presidente da República na criação da nova moeda, que a paternidade atribuída a FHC é usurpação.
    Eis um resumo do testemunho dele, publicado na íntegra no blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim:
    “Para mim, Ricúpero [Rubens, ministro da Fazenda] é o principal sacerdote do Plano Real. Mais tarde tivemos ajuda, e grande, do ministro Ciro Gomes. Naquele momento, isso é o que o povo brasileiro não sabe se for ler a história do real […], é o senhor Pedro Malan [ex-ministro da Fazenda]; senhor Pérsio Arida [ex-presidente do Banco Central], não sei mais quem…”.
    Prossegue Itamar Franco:
    “De repente, até parece que foi o doutor Cardoso [FHC] que assinou a medida provisória [do Plano Real]”.
    FHC deixou o governo em março e o Plano Real foi em julho de 1994.
    “Ele tinha assinado a cédula [como ministro da Fazenda] e eu errei deixando que assinasse. Constitucionalmente, não podia”, lamentou Itamar.
    O ex-presidente finalizou o depoimento com uma frase perturbadora para FHC:
    “Ele entende de economia tanto quanto eu. Talvez eu entenda mais”.
    Fernando Henrique Cardoso, sociólogo que, aos 80 anos, após dois mandatos presidenciais, tenta ser líder não só de uma oposição desorientada politicamente, mas igualmente um octogenário na vanguarda da juventude que luta pela descriminalização da maconha e, por isso, deve considerá-lo um “coroa” legal.
    FHC, travestido de “pai do real”, elegeu-se presidente em 1994 e, em típico golpe branco, manipulou o Congresso e introduziu um contrabando na Constituição, com acusação de ter comprado votos parlamentares a R$200 mil per capita: a reeleição.
    Inebriado pelo neoliberalismo que corria o mundo, ele iniciou o desmonte do Estado. Vendeu o que podia e tentou o que não podia: leiloar a Petrobras e o Banco do Brasil.

  • FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA … ESSE PAÍS SÓ SE CONSERTA
    COM OS MILITARES DE VOLTA…SAUDADE DAQUELE REGIME …
    VAMOS LEVAR TODOS PARA O PÁU DE ARARA … ONDE O FILHO
    CHORA E A MÃE NÃO VÊ !!!!!!!…….

  • Acho tão engraçado vocês ficarem discutindo por coisas que são postadas na imprensa, algum de vocês tem documentos que comprovem tudo que estão falando e possam nos disponibilizar??? O fato é que se Lula roubou juntamente com o PT é fácil comprovar pelo patrimônio dele e de familiares é só buscar nos cartórios, agora ficar confabulando que colocaram em nome de laranjas? a valha me Deus.Não sou petista e muito menos tenho algum partido, sou a favor do que melhor direcionar nosso país ao desenvolvimento. O fato é que desde que Sarney foi eleito, desde que outros partidos assumiram o nosso país nesses anos todos, nunca, digo nunca, se foi investido tanto na população de baixa renda, 99% dos programas de saneamento nesse país são financiados pelo PAC I e PAC II, pude acompanhar de perto, porque o governo federal chamou os governantes dos estados e disponibilizou verba para aqueles que tivessem projetos e comprovassem as necessidades. Agora vocês vem defender PSDB e PMDB que nunca fizeram nada de bom nesse país… As refinarias da Venezuela e Bolivia, foram feitas, ou melhor financiadas pelo governo Fernando Henrique e não Lula, no governo Lula eles simplesmente tiraram a direção brasileira, agora queriam o que uma guerra por causa de financiamento burro do nosso ex-presidente??? E as privatizações que aconteceram da REFAP, da Vale, da Telemar, feitas no governo FHC, alguém já se esqueceu??? A PF nem autonomia tinha na época do FHC, portanto queridos, sou a favor de comprovações ao invés de ficarem nesse mimi de JBS de Lula, filho de Lula e etc… Acordem, porque quem quer voltar ao poder é a burguesia que a muito governava esse país. Digo mais, nunca se investiu tanto em infraestrutura nesse país, agora enquanto tiver corruptos nos 3 poderes, infelizmente esse país não vai pra frente nunca!!!

  • Sérgio Botelho, só rindo de você, tem vergonha de assumir que é petista, repete isto meia dúzia de vezes. Gente da tua laia merece a volta do regime militar. Que FHC, que Lula, que politicalha o que, coturno e casco de cavalaria pra cima de vcs, esquerdinha caviar.

    • Sr.”marciano” antunes
      Para que o senhor use,corretamente,certas palavras.
      No meu caso,em particular,creio que o sr.me inseriu no primeiro exemplo.
      Agora,creio que o senhor deve ter-se inserido no segundo.Não foi?!
      Estude um pouco mais,para ser alguem mais!
      LEIA E APRENDA!!!!

      “Laia”, ensinam os dicionários, quer dizer casta, jaez. No entanto a expressão “ser da laia”, “fazer parte de uma laia” ganhou sentido pejorativo. Quando alguém diz “eu não sou da sua laia”, está querendo dizer “eu não sou do seu nível”, e esse nível é ruim”.

      Mas a palavra não tem necessariamente esse sentido nem tem uso exclusivo na língua popular. A palavra está nos textos literários também como sinônimo de casta, jaez, feitio.

      Há ainda a expressão “fazer algo à laia de”, que significa “fazer algo à moda de”, “à maneira de”.

  • Sr.Marciano Altunes.
    Primeiramente,quero lembrar-lhe que nossos dialogos devem ser pautados pelos principios da educação.Coisa que vejo,o senhor tem muito pouca.
    Tenho 75 anos de idade,casado,pai de 3 filhos (todos muito bem encaminhados na vida) e 7 netos (sendo uma médica).
    Esse sou eu.Essa é a minha familia.
    Tenho uma vida muito bem estruturada material e financeiramente.
    Nunca dependi de nenhum governo,para nada!!!
    Sou aposentado de uma empresa multi-nacional,depois de 40 anos de trabalho.
    Trabalho,viu Sr.Marciano?!
    Se fosse petista ou psdbista não teria o porque esconder.
    Vivemos numa democracia!
    Vc.certamente,não viveu nem vivenciou o periodo da ditatura.Caso houvesse,não estaria comentendo essa blasfemia.
    Para encerrar Sr.’MARCIANO”, tenho muito orgulho de minha “laia”.E o SR.?!
    Seja mais respeitoso com as pessoas,se quizer que o respeitem.Se é que o senhor mereça respeito.

  • Sr.Marciano ai vai um “presente” para o senhor enriquecer a sua “cultura politica” e não blasfemar mais.
    So devemos discutir assuntos que dominamos.
    Sem agredir as pessoas.

    tecnologia
    Home» História do Brasil» Ditadura Militar – Governos e Governantes
    Ditadura Militar – Governos e Governantes
    Por: Renan Bardine

    O golpe de 1964
    Em 20 de março de 1964, a Associação dos marinheiros e dos fuzileiros navais pediu a demissão do ministro da Marinha, Almirante Sílvio Mota, fato que demonstrava grave indisciplina. O governo da República colocou-se numa posição favorável aos marinheiros.
    Em 31 de março, as Forças Armadas desencadearam o movimento que iria depor João Goulart. Os Generais Olímpio Mourão Filho e Carlos Luís Guedes alertaram suas tropas, recebendo o apoio do então governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto.
    Logo a seguir, quase todos os estados se aliaram ao golpe militar.
    No dia seguinte, o presidente vendo que não contava com o apoio das forças da capital federal seguiu para o Rio Grande do Sul. O senado declarou que o cargo presidencial estava vago e empossou o Presidente da Câmara Ranieri Mazzili, era o início da ditadura militar.
    O governo do General Castelo Branco
    Em 1964, o Comando Supremo da Revolução, nos primeiros dias de abril, editou, o Ato Institucional nº 1, suspendendo as garantias constitucionais estabeleceu eleições indiretas e o Executivo passou a ter direito de cassar mandatos políticos e decretar estado de sítio, sem consultar o Congresso.
    Essas medidas atingiram principalmente os líderes do regime deposto e as organizações que exigiam as reformas de base como a CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), a PUA (Pacto de Unidade e Ação) e as Ligas Camponesas. Após estas medidas foram instaurados inquéritos seguidos de processos políticos a cargo da Justiça Militar.
    O movimento vitorioso justificava-se como restaurador da economia, abalada pelas constantes greves, e favorável à definição de um padrão de desenvolvimento baseado na livre empresa e associado ao capital estrangeiro.
    Politicamente, o projeto do General Humberto de Alencar Castelo Branco, escolhido como presidente, incluía o fortalecimento do Executivo e a segurança do Estados, para os quais foram criados órgãos como o Serviço Nacional de Informações (SNI). A segurança nacional foi o argumento usado para justificar as arbitrariedades praticadas.

    Em 1965, realizaram-se eleições para governador em 11 estados e o governo perdeu em 5 deles. Em resposta, foi editado o AI-2, que permitia a intervenção do governo nos estados e municípios e que pó Executivo legislasse através de “Decretos-Lei”. Também extingui os partidos políticos e cancelou seus registros. A partir daí, passaram a existir apenas 2 partidos, a ARENA(Aliança Renovadora Nacional) e o MDB(Movimento Democrático Brasileiro).
    A Ato Institucional nº 3 foi decretado logo em seguida, acabando ainda mais com a democracia no país. Esse Ato estabelecia o fim das eleições diretas para governadores e prefeitos das capitais. A partir de então os governadores seriam indicados pelo presidente para a aprovação das assembléias Legislativas. E os prefeitos seriam indicados pelos governadores.
    Em 1966, o Congresso Nacional Foi Fechado, o que provocou a reação de muitos que se identificavam com o movimento. As cassações de mandatos continuaram.
    Decretou-se também o Ato Institucional nº 4, que dava ao governo poderes para elaborar uma nova Constituição.
    No início de 1967, O Congresso foi reaberto, desfalcado de alguns parlamentares, e aprovou uma nova Constituição, elaborada por juristas do governo. As atribuições do poder Executivo foram consideravelmente aumentadas, e a autonomia dos estados diminuída. Instituiu, ainda, um tribunal Militar para julgar os civis.
    Desta forma, o Marechal Castelo Branco pode contar com um Congresso bastante submisso. Foi essa submissão que possibilitou a aprovação de novos atos ditatoriais, como a limitação do direito de greve e a deposição dos governadores de Goiás, Amazonas e Rio de Janeiro.
    Não foram apenas líderes políticos e sindicais que foram perseguidos pelo regime militar. Intelectuais, fincionarios públicos, militares e artistas foram demitidos ou sofreram perseguições porque a ditadura os considerava perigosos. Acreditavam que, impedindo essas pessoas de exercer sua profissão, estariam combatendo o Comunismo. Ao final do governo Castelo Branco, quase 4000 pessoas já haviam sido punidas.
    Mesmo com a institucionalização da ”Revolução”, como desejava o presidente Castelo Branco, a democracia estava longe de ser garantida. Os partidos não representavam os diferentes interesses em jogo, dificultando a participação popular.
    Ao nível econômico, o Governo Federal, procurou exercer um controle sobre a inflação, incentivou as exportações e procurou atrair investimentos externos. Para controlar a inflação, houve uma queda nos salários, o aumento das tarifas públicas e uma diminuição dos gastos do Estado. Essa política favoreceu a negociação do Governo com o FMI, obtendo empréstimos. Os EUA renegociaram a dívida externa do Brasil e instalaram-se várias empresas norte-americanas no país.

    O desenvolvimento Capitalista brasileiro, do qual se beneficiavam a burguesia e as empresas estrangeiras ou associadas ao capital estrangeiro, precisava das Forças Aramadas e dos tecnocratas para exercer funções de controle, no plano social e modernizadoras, no plano administrativo.
    Ao final do governo Castelo Branco o Alto Comando Militar, escolheu como novo presidente o marechal Artur da Costa e Silva, que era o Ministro da Guerra. Essa escolha foi confirmada pelos membros da ARENA no Congresso Nacional. Para registrar seu protesto o MDB retirou-se do local da votação

    O governo do Marechal Artur da Costa e Silva
    O Marechal Artur da Costa e Silva tomou posse em 31 de janeiro de 1967.
    No seu governo, foi criado o PED (Plano Econômico de Desenvolvimento), que continuaria a prática econômica do governo anterior, porem corrigindo os possíveis erros da política de combate à inflação.
    A política econômico-financeira era dirigida pelo ministro da fazenda Antonio Delfim Neto. A partir de 1968 o governo Costa e Silva marcou-se pelo rigor como que reprimia as agitações.O ENTÃO MINISTRO DA Justiça, Gama e Silva, desarticulou um movimento conhecido como FRENTE AMPLA, composto por políticos cassados, representantes o MDB, do governo deposto em 64, estudantes e trabalhadores. O programa da Frente era exclusivamente político, exigindo anistia geral, elaboração de uma constituição democrática e restabelecimento das eleições diretas em todos os níveis. Devido à sua diversidade, a coesão ficou dificultada, levando-a ao fracasso. Mas era um sintoma do descontentamento que havia em relação aos caminhos que o regime estava tomando.
    No Rio de Janeiro, em 1968, mais de cem mil pessoas saíram nas ruas em passeata, protestando o assassinato do estudante Édson Luís , de 18 anos, pela polícia. Também surgiram greves operárias, como a de Osasco, em São Paulo, e Contagem, em Minas Gerais.
    O Congresso Nacional foi fechado e a 13 de dezembro de 1968 foi editado Ato Institucional nº 5, o mais severo de todos. O AI-5 dava ao presidente da República poderes totais para perseguir e reprimir as oposições. Podia decretar estado de sitio, intervir nos estados e municípios, cassar mandatos e suspender direitos políticos, demitir funcionários, confiscar bens. Tamanho era o poder do presidente que seus atos não podiam sequer ser submetidos ‘a apreciação do Judiciário.
    Utilizando o AI-5, o governo prendeu milhares de pessoas em todo o país, entre elas Carlos Lacerda, o marechal Lott e Juscelino. Fechou o Congresso Nacional por prazo indeterminado. Cassou os mandatos de 110 deputados federais, 160 deputados estaduais, 163 vereadores, 22 prefeitos. Afastou 4 ministros do Supremo Tribunal Federal.
    Mesmo sendo um militar linha-dura, Costa e Silva não queria passar para a história como o criador do AI-5. por isso, confiou ao seu vice-presidente Pedro Aleixo, que era contra o AI-5, a missão de elaborar nova constituição que substituísse toda aquela legislação arbitrária. A nova Constituição estava praticamente concluída, quando Costa e Silva ficou gravemente doente e afastou-se da presidência. Uma Junta militar, composta pelos ministros do Exército, da Marinha, e da Aeronáutica, impediu i vice –presidente Pedro Aleixo de assumir o poder. Não confiava no político civil.
    A Junta Militar governou durante 2 meses, de 31 de agosto à 22 de Outubro de 1969. Nesse curto período, alterou profundamente a Constituição de 1967, dando origem ao novo texto constitucional de 1969, que reforçava ainda mais o poder do Executivo, o mandato presidencial era de 5 anos, foram mantidos todos os atos institucionais decretados depois de 1967, foi estabelecida a pena de morte e o banimento do território nacional para os casos de subversão.
    Reconhecendo a impossibilidade de Costa e Silva recuperar a saúde, a junta militar declarou a extinção de seu mandato. E indicou o seu sucessor: o general Emílio Garrastazu Médici.
    Em 22 de Outubro de 1969, o Congresso foi reaberto depois de 10 meses. Nele não mais estavam presentes os antigos deputados federais, pois haviam sido cassados pelo AI-5.
    O governo do General Emílio Garrastazu Médici
    O general Médici foi eleito indiretamente, ou seja, escolhido pelo Congresso Nacional, tomando posse em 30 de Outubro de 1969.
    Seu mandato caracterizou-se pelo endurecimento político, com a implantação de censura. A censura tinha como objetivo impedir a divulgação de qualquer notícia que comprometesse a imagem do governo ou mostrasse os problemas do país. Alguns jornais, como o Estado de São Paulo, por exemplo, não aceitavam a imposição da censura, e em vez de substituir matérias censuradas, deixavam o espaço em branco ou colocavam poesias, em sinal de protesto à decisão do governo. Os jornais que desobedecessem eram proibidos de circular. Dessa forma o povo tinha uma imagem falsa do país, e era levado a acreditar que vivíamos no melhor dos mundos e que seus governantes eram sábios e honestos.
    A censura não atingiu somente os meios de comunicação. Também as artes sofreram nas mãos dos censores. Compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Gilberto Gil e muitos outros, foram impedidos de gravar ou tiveram suas músicas proibidas de ser tocadas no raio e na TV. Vários filmes estrangeiros, que os militares consideravam subversivos, foram impedidos de ser exibidos. Textos de teatro foram vetados. Até mesmo a TV sofreu cortes na sua programação.
    A censura não tinha limites. Sobra a classe operária, era exercida uma vigilância policial, a fim de evitar qualquer manifestação de protesto. Sobre os estudantes e professores, pairava o ameaçador decreto 477, mediante o qual o governo podia expulsar e demitir professores considerados “perigosos”. Para estimular o patriotismo, o governo empreendeu agressivas campanhas publicitárias e introduziu no currículo escolar, matérias como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB). A ditadura não admitia criticas nem oposição pacifica.
    Em meio a isso, um setor da oposição partiu para o enfrentamento armado com o regime. Surgiram vários grupos clandestinos que praticavam ações armadas em algumas cidades. Entre esses grupos estava a Ação Libertadora Nacional (ANL). Liderada por Carlos Marighella, e a Vanguarda Popular Revolucionaria (VRP), comandada por Carlos Lamarca. Um outro grupo, vinculado ao PC do B, organizou no inicio da década de 70 um movimento guerrilheiro no sul do Pará. Esses grupos realizaram diversos assaltos a bancos, em busca de dinheiro para financiar a luta política. Seqüestraram diplomatas estrangeiros para troca-los por companheiros presos, que estavam sendo torturados nos porões dos órgãos de segurança. Todos os lideres desses grupos foram esmagados pela repressão militar.
    Os militares queriam passar a idéia de que eles eram patriotas, O patriotismo foi usado como arma ideológica para combater as oposições. Foi o tempo do “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
    No plano econômico, o governo Médici foi marcado por um período de desenvolvimento que a propaganda oficial chamou de ”Milagre Econômico”. A base dele foi uma gigantesca expansão do setor industrial. Desde 1967, o governo já vinha tomando inúmeras medidas para promover o desenvolvimento econômico. As industrias foram beneficiadas com isenções de impostos e a ampliação do credito para os consumidores. Com a redução dos custos e o aumento das vendas, as industrias prosperavam,
    Alem disso, o governo vendia títulos, e com o dinheiro arrecadado, financiava grandes obras. O setor da construção civil foi estimulado com a edificação de milhares de residências, através de financiamentos do Banco Nacional de Habitação (BNH).
    Assim, desde o final de 1967, a economia brasileira vinha apresentando grandes índices de crescimento. Esse crescimento beneficiou enormemente os empresários de todos os setores. Mas beneficiou também a classe média, pois significou mais possibilidade de empregos e maiores salários. Com a ampliação dos lucros dos empresários e da renda da classe media, cresceu a demanda por bens industriais, especialmente automóveis.
    A grande expansão das vendas no setor automobilístico teve efeitos sobre outros setores industriais. Mas, alem do crescimento recorde no setor industrial, um outro fator que contribuiu para o Milagre Econômico foi a construção de gigantescas obras publicas, como a ponte Rio-Niterói, a duplicação da ponte Ercílio Luz (SC), os metros do Rio e de São Paulo, o elevado Costa e Silva, a Rodovia dos Imigrantes, a Transamazônica e a Hidrelétrica de Itaipu.
    A construção das grandes obras acelerou o ritmo da expansão econômica. As obras significaram emprego para milhões de pessoas e encomendas para as industrias e empresas de prestação de serviço. Mais gente empregada e mais lucro para as empresas significaram mais consumo p-ara a industria de bens de consumo duráveis, não-duráveis e para a agricultura.
    O comercio também se expandiu. Os supermercados e os shoppings centers passaram a fazer parte do cenário das grandes cidades.
    Se o comercio interno ia bem, o externo ia ainda melhor. O Brasil deixou de ser essencialmente um país exportador de produtos primários. Uma grande parte das nossas exportações era de manufaturados.
    Evidentemente, com todos os setores da economia vivendo um período de grande expansão, o clima só poderia ser de euforia. Otimismo reforçado pela conquista, em 1970, do tricampeonato mundial de futebol.
    Mas mesmo com todo o crescimento da economia, já havia, entre muitas pessoas, a percepção de que nem tudo andava bem. Afinal, foi o próprio presidente Médici quem afirmou que a economia ia bem, mas o povo ia mal.
    A principal vitima do milagre econômico foi a classe operaria. Durante o governo Médici, o arrocho salarial foi mantido. O governo manipulava os índices oficiais de inflação de modo que os aumentos salariais sempre ficassem bem abaixo da inflação real.
    A região amazônica também foi uma outra grande vitima do milagre econômico. A pressa de fazer do Brasil uma grande potência levou o governo a permitir uma ocupação desordenada e predatória da região. O governo abriu a Amazônia aos grandes projetos agropecuários. Milhares de hectares da floresta foram queimados e deram origem à enormes propriedades onde o boi ocupava o espaço do homem.
    Mas o milagre econômico trouxe problemas graves para a economia brasileira. O financiamento das grandes obras foi feito através de um crescente endividamento externo e interno. A divida externa, alem de aumentar o poder dos banqueiros internacionais sobre a economia brasileira, obrigava o país a consumir uma parcela enorme das suas receitas de exportação a titulo de pagamento de juros. Isso ia colocando obstáculos ao prosseguimento do nosso desenvolvimento.
    O governo recorreu também ao endividamento interno. Como gastava bem mais do que arrecadava, freqüentemente tinha que lançar mão da venda de títulos ou emitir dinheiro. O resultado desses dois expedientes foi o retorno da inflação.
    Em 1947, já estava claro que o Brasil necessitaria de outro milagre para sair da crise provocada pelo primeiro.
    Euforia na ditadura
    Em 1970, no domingo em que o capitão Carlos Alberto fez o quarto gol contra a Itália, na Copa do México, e deu à seleção a Taça Jules Rimet, e o cobiçado tricampeonato mundial, andar de carro nas ruas brasileiras sem uma bandeira verde-amarela tornou-se uma imprudência.
    Os adesivos “Brasil: ame-o ou deixe-o” grudaram em todas as faces de um país em que o PIB subia 10% ao ano, as bolsas disparavam, as obras da Transamazônica começava, e 160 milhões de dólares eram torrados na compra de 16 aviões supersônicos Mirage.
    O Brasil estava contagiado pela emoção. Mas o momento inesquecível de auto-estima nacional estava aplicado sobre um fundo falso. O “Brasil Grande”, apenas imaginário. Assim, Médici chorou diante da seca nordestina, ao descobrir que a economia ia bem, mas o povo ia mal. A Transamazônica até hoje é uma miragem de empreiteiro.
    A classe média, entretanto, comemorava as novas possibilidades de consumo. O paraíso nos anos 70 consistia em tirar pó automóvel Corcel da garagem, fazer compras no supermercado Jumbo, ver futebol na maravilha do ano, a TV em cores, e sonhar com a nova viagem à Bariloche, na Argentina.

    O Governo do General Ernesto Geisel 1974-1979
    O sucessor do presidente Médici foi outro general, indicado pelo alto comando militar e referendado pela ARENA. Ernesto Geisel integrava um grupo dos oficiais militares favoráveis à devolução gradual dos poderes aos covis. Quer dizer, o novo presidente estava disposto a promover conforme suas palavras, um processo gradual, lento e seguro de abertura democrática.
    O governo começou sua ação democratizante diminuindo a severa ação de censura sobre os meios de comunicação. Depois garantiu a realização de eleições livres para senadores, deputados e vereadores em 1974.
    O MDB, único partido de oposição, alcançou uma vitória significativa sobre a ARENA, o partido do governo. Os militares de linha-dura assustaram-se com a vitória das oposições.
    Os comandantes dos órgãos de repressão do regime militar não suportavam a idéia de uma abertura democrática. Pó isso, continuavam agindo com a mesma violência do período anterior. Em são Paulo foram presos e mortos, nas dependências do II Exercito, o jornalista Vladimir Herzog (1975) e, posteriormente, o operário Manuel Fiel Filho (1976).
    A sociedade brasileira ficou escandalizada com os atos brutais dos órgãos militares, que diziam agir em nome da “Segurança Nacional”. O presidente Geisel afastou o general comandante do II Exercito para por fim à onda de violência que indignava a nação.
    Em abril de 77, prevendo a derrota que o governo sofreria nas eleições de 1978, Geisel decretou um conjunto de medidas que ficou conhecido como Pacote de Abril, colocando o Congresso em recesso temporário, para que fossem feitas respostas políticas. Criou a figura do senador biônico, onde 1\3 do Senado passou a ser composto por senadores nomeados pelo presidente, como forma de garantir a maioria de votos favoráveis ao governo. O pacote também aumentou o mandato presidencial para 6 anos.
    A política econômica de Geisel foi desenvolvimentista. Para isso recorreu-se, como de praxe, a empréstimos externos (o Brasil tornou-se um dos maiores devedores do mundo) e ao aumento de impostos, acentuando o descontentamento da população. Em outubro de 1978, o presidente Geisel extinguiu o AI-5 e os demais atos institucionais que marcaram a legislação arbitrária da ditadura.
    Ao final do governo Geisel, pode-se dizer que houve certa disputa na eleição indireta para Presidente da República.
    Em nome da ARENA disputaram os candidatos a presidente o general João Baptista de Oliveira Figueiredo e como vice Aureliano Chaves. Em nome do MDB, disputaram os candidatos a presidente o general Euler Bentes Monteiro e como vice Paulo Brossard.
    O Colégio Eleitoral conferiu 335 votos ao general Figueiredo contra 266 dados ao general Euler.

    O governo de João Figueiredo 1979-1985
    O presidente João Batista de Oliveira Figueiredo iniciou seu governo num momento em que crescia no país a critica política às decisões autoritárias e centralizadas do governo militar. Diversos setores da sociedade brasileira passaram a reivindicar ardentemente a redemocratização do país.
    Diante das pressões de toda a sociedade, o presidente Figueiredo assumiu compromisso de realizar a abertura política e devolver a democracia ao Brasil.
    Nesse clima de abertura democrática, os sindicatos voltaram a se fortalecer e ressurgiram as primeiras greves operarias contra o achatamento dos salários. Dentre elas, destacavam-se as greves dos operários metalúrgicos de São Bernardo do Campo, sob a liderança sindical de Luis Inácio Lula da Silva.
    A campanha da sociedade do país obteve os primeiros resultados positivos:
    A Lei da Anistia, que como dizia o nome dava anistia a todos aqueles que foram punidos pela ditadura militar. Assim, muitos cidadãos brasileiros que ainda estavam no exílio puderam, finalmente, regressar à sua pátria. Pessoas que tiveram seus direitos políticos cassados foram reabilitadas na sua cidadania. Mas a anistia não foi irrestita, milhares de militares punidos não puderam voltar normalmente às forças armadas.
    E também o fim do bipartidarismo restrito à ARENA ao MDB. Foram criados novos partidos para disputar as próximas eleições. Surgiram então o PDS (no lugar da ARENA) e o PMDB (no lugar do MDB). Apareceram ainda partidos como o PT, PTB e outros. Foram restabelecidas as eleições diretas para governador do estado.
    No plano econômico, o ministro do planejamento, Delfim Neto, procurou executar o III PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) que tinha como principais preocupações promover o crescimento da renda nacional, controlar a divida externa, combater a inflação e desenvolver novas fontes de energia.
    Quanto ao setor energético, o governo buscou através do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) substituir progressivamente petróleo importado por uma fonte de combustível nacional, o álcool.
    Os outros grandes objetivos do IIIPND não foram alcançados de forma satisfatória como a Divida Externa e a Inflação. O Brasil, tinha feito empréstimos do FMI, teve que se submeter às exigências dos banqueiros internacionais que passaram a ditar regras de ajustamento da nossa economia. Sem poder pagar os empréstimos obtidos, o Brasil caiu numa ciranda sem fim. Passou a pedir novos empréstimos pra saldar a divida anterior. Já a inflação foi provocada por uma serie de desequilíbrios econômicos, a inflação começou a explodir no governo de Figueiredo. Bateu recorde histórico, superando a cifra de 200% ao ano. A classe social mais prejudicada com a inflação foi a operária, que teve seu salário corroído dia a dia pela alta absurda do custo de vida.
    Outro problema foi o desemprego foi o desemprego, provocado pela falta de investimentos no setor produtivo (expansão das empresas) resultou numa redução do crescimento econômico, cuja conseqüência social mais importante foi o aumento do desemprego. Em 1983, os níveis de desemprego em são Paulo, Rio de Janeiro e outros estados atingiram uma situação desesperadora. Grupos de desempregados, para não morrer de fome, chegaram a saquear padarias e supermercados para conseguir comida para suas famílias.
    Com o agravamento da crise econômica, cresceu também a insatisfação popular contra o governo. Nas eleições de 1982, o povo manifestou eu descontentamento elegendo um grande número de candidatos das oposições nos principais estados brasileiros.
    Depois de 18 anos de ditadura, em 15 de março de 1983, assumiram o poder nos estados novos governadores eleitos diretamente pelo povo.
    O regime militar se aproximava do fim. Com a renovada força, as oposições políticas passaram a exigir eleições diretas para a presidência da República. A Campanha pelas Diretas foi um dos maiores movimentos político-populares da nossa historia. Nas ruas, nas praças, multidões entusiasmadas, reunidas em grandes comícios, gritavam o lema DIRETAS JÁ!e cantavam o Hino Nacional.
    Entretanto, uma serie de manobras de políticos ligados à ditadura militar impediu a realização das eleições diretas para presidente. O principal grupo que sabotou a emenda das diretas foi liderado pelo então deputado paulista Paulo Maluf.
    Contrariada a vontade do povo brasileiro, teve prosseguimento o processo das eleições indiretas, criado pelo regime militar. Nessa fase, concorreram para a presidência dois candidatos, Paulo Maluf e Tancredo Neves.
    Paulo Maluf era o candidato oficial do PDS, o partido do governo. Entretanto não contava com o apoio efetivo das forças tradicionais que estavam no poder.
    Tancredo Neves então governador de Minas Gerais, era o candidato de uma confusa aliança política, composta por ex-integrantes do PDS e membros do PMDB, que se apresentava como a alternativa concreta para que a sociedade brasileira alcançasse i fim do regime militar.
    Em 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral reuniu-se em Brasília para escolher entre Tancredo e Maluf. Resultado foi 480 votos para Tancredo contra 180 para Maluf e 26 abstenções.
    Tancredo Neves não conseguiu tomar posse da presidência da República. 12 horas antes da solenidade da posse, foi internado e operado no Hospital de Base de Brasília com fortes dores abdominais. Depois foi transferido para o Instituto do Coração em São Paulo. A enfermidade evoluía de forma fatal. Tancredo faleceu em 21 de abril de 1985. O país foi tomado de grande comoção, em face da morte de Tancredo e das esperanças de mudança nele depositadas. O vice-presidente, Jose Sarney, assumiu de forma plena o comando da nação.
    Por: Renan Bardine

    Veja mais vídeo-aulas em nosso canal: http://www.youtube.com/coladaweb

    • Marciano Altunes

      Muito divertido Sr. Sergio Botelho, a cada cutucada o Sr escreve duzentas laudas. Em se tratando do ancião que parece ser, em 1964 com seus vinte e poucos anos (há meio século atrás), deve ter levado bastante borrachada e casco de cavalo por cima das costas. Parece que não aprendeu. Está na hora de levar mais, junto com sua quadrilha que foi liberada nesta semana. Só rindo, e muito de vocês. O que é de vocês está guardado, não perdem por esperar. Sei, sei, agora vai escrever mais um tratado de gramática, semântica e pseudo-política, hehehe ! Vai passar fácil de trezentas laudas, kkk ! Paaaau em vocês !

    • Marciano Altunes

      Desculpe, não existe mais ‘quadrilha’, só para os ladrões comuns, de rua, que assaltam pessoas físicas. Para os outros (que o Sr tanto admira) não. Estes não formam quadrilhas. Paciência, fazer o que não é mesmo?

    • Marciano Altunes

      Mas ora, ora … Sr. Sergio Botelho … o pseudo-professor de semântica … o senhor deveria preservar-se mais evitando vexame em público ao escrever incoerências …

      Tenta qualificar-se dizendo “ter 75 anos de idade, casado, pai de 3 filhos (todos muito bem encaminhados na vida) e 7 netos (sendo uma médica)”
      Grande coisa, milhões de brasileiros são casados, tem filhos e netos, isto parece currículum de político em horário gratuito na TV, que não tem conteúdo para “encher linguiça” de curriculum e sapecam o “casado, pai de 3 filhos” … as mulheres “dona de casa” … e por aí vai.

      Neta médica? Ainda não tenho netos, chegarei lá, porém tive competência para formar um filho médico, e isto não me faz melhor do que você ou do que ninguém. Menos Sr. Sérgio, menos … e mais modéstia.

      AGORA VEM O PIOR, na sua ânsia de qualificar-se, depois de dizer que “tem boa estrutura financeira” (grande coisa, milhares de pessoas também tem) largou esta:

      “Sou aposentado de uma empresa MULTI-NACIONAL, depois de 40 anos de trabalho.
      Trabalho, viu Sr.Marciano?! “

      Retomo:
      Ou é muita ingenuidade sua (para usar um termo brando…), ou o Sr. anda lendo muito os pronunciamentos brilhantes da Dilma e isto contaminou seu cérebro, porque no texto que publicou logo a seguir (copiou de algum lugar e colou) a certa altura – mais para o início, altura de 1967 – tem esta ‘preciosidade’:

      “O desenvolvimento Capitalista brasileiro, do qual se beneficiavam a burguesia e as empresas estrangeiras ou associadas ao capital estrangeiro, precisava das Forças Armadas e dos tecnocratas para exercer funções de controle, no plano social e modernizadoras, no plano administrativo”

      Retomo:
      Tsc tsc … que lástima Sr Sérgio … trabalhou 40 anos em uma multinacional, “que se beneficiava do desenvolvimento capitalista brasileiro com suporte das Forças Armadas” … que feio …

      É o que publicou !

      Sr. Sérgio … a sua coerência é igualzinha à dos comunas de plantão, a “esquerda-caviar”: socialismo é para o povão, para nós caviar, champagne, relógios suíços, viagens (remember escalada da Dilma em Lisboa – bacalhau & vinhos) e carros zero km.

      Você trabalhou 40 anos, ganhou seu pão e sua aposentadoria em uma multi-nacional e depois cospe neste prato dizendo que “as multi-nacionais (as empresas estrangeiras ou associadas ao capital estrangeiro) se beneficiavam do desenvolvimento capitalista brasileiro com suporte das Forças Armadas” ???

      Em nome da coerência: porque não foi cortar cana ou enrolar charutos em Cuba, em vez de trabalhar a vida toda e aposentar-se numa multi-nacional ?

      Perdeu malandro, aprenda a escrever por sí e não copiar e colar textos.
      Terá chances maiores de não escorregar e cair em cima do que escreve.

      Já que tem boa estrutura financeira, relaxe e vá viajar com os netos, preservando-se de escrever besteiras. Havana é um belo lugar, para os turistas ao menos!

  • Minha faxineira trabalha comigo há mais de 16 anos. Assim nós conversamos bastante, quando ela vem trabalhar na minha casa, de 15 em 15 dias.

    Pois ela vinha sempre me falando de uma tal de Friboi e do ator Toni Ramos. Não faz nem 1 ano que ela, de vez em quando, fala disso. Eu quase não vejo TV, e portanto nem sabia da existência dessa tal de Friboi, muito menos do comercial com o ator da Globo.

    Fiquei curioso e foi pesquisar muito. Ler jornais, artigos, enfim, tudo o que me desse algum conhecimento sobre essa atual potência da carne.

    Fiquei impressionado com o seu crescimento vertiginoso. Algo surreal! Que já passou – e muito – do natural para o artificial! Eu que cresci ouvindo falar do crescimento gradual da Sadia, da Perdigão, da Seara e de outras empresas do ramo, me assustei com a ascensão meteórica da Friboi.

    Cheguei a uma clássica conclusão: – tem boi nessa linha!

    Ou seja, há mistérios, problemas, segredos, falcatruas, lavagens de dinheiro, tráfico de influência, ou muita coisa criminosa junta, nessa empresa, e com muitos envolvidos com ela! Não pode ser de outro jeito!

    E se eu estiver errado? Bom, quando ocorreu a ascensão meteórica de Eike Batista e de sua holding, eu disse a muitos amigos que tudo aquilo não poderia ser normal. Pena que não escrevi nenhum artigo, até porque naquela época eu tinha preguiça de escrever.

    E o que aconteceu com Eike Batista e seu império? Quem pagará a conta? O BNDES não pertence a todos nós brasileiros?

  • Como mudar este estado de coisas? a resposta óbvia seria através do voto, mas como, se o sistema de voto eletrônico não inspira confiança.
    Ademais, nos falta uma imprensa séria (a grande imprensa) , imparcial, para trazer a público este tipo de coisa e uma oposição forte para fazer frente a esta esculhambação.

  • Blá, blá, blá… Nunca se esqueçam: estamos no Brasil! Ou seja, nada mudará; a não ser para pior. Esse país está viciado; em PCP, ainda. E, aos utópicos que acham que algo ainda pode ser modificado: vocês deveriam ter vindo nas caravelas portuguesas. Eu sei, é triste…

  • LUCIANO P. PEIXOTO

    VOU COMEÇAR A LIMPAR COCÔ DE ELEFANTE!!! FOI ASSIM QUE LULINHA COMEÇOU A VIDA NÉ? ERA ISSO QUE ELE FAZIA A BEM POUCO TEMPO ATRÁS ANTES DO PAI SAFADO SE ELEGER.

  • Viviânia Araújo Medeiros

    O que mais me dói em tudo isso é que estamos arriscados a continuar com todo esse estado de coisas e essa roubalheira desenfreada do PT, simplesmente porque quem vai decidir a eleição não é a classe média. Como sempre, quem vai referendar o PT mais uma vez serão os beneficiários das bolsas-esmolas que foram espalhadas de norte a sul no país. O PT compra, antecipadamente e com aval da justiça, os votos de que necessita para permanecer no poder. Como tem bolsa-família, para as famílias pobres e bolsa universitária, para os jovens, o PT consegue comprar os votos das mães e pais de família e dos jovens universitários, pois eles “devem” isso ao partido. Um verdadeiro golpe de mestre. Enquanto isso, o ensino no Brasil desce ladeira abaixo. Realmente, nunca tivemos tantas faculdades. Claro, elas são abertas a toque de caixa, na marra, de qualquer jeito e sem nenhum critério, começam a funcionar sem autorização e forçam a regularização, claro, de olho no dinheiro da bolsa-universitária. E mais uma vez o governo cria um instrumento de poder muito eficiente, de um lado, privilegia e fortalece a iniciativa privada (os donos de faculdades) e do outro, compra o voto dos universitários. Estratégia eficiente e que o PT espera que seja suficiente para manter o partido no poder por pelo menos mais 12 anos, uma vez que o plano é reeleger Dilma, este ano, e preparar o terreno para a volta de Lula em 2018, para governar o Brasil por mais dois mandatos… batendo todos os recordes possíveis de permanência de um partido no poder no país.

  • A verdade é uma só…..INFELISMENTE O POVO BRASILEIRO NÃO SABE E NÃO ESTA PREPARADO PARA A VERDADEIRA DEMOCARCIA E OS POLÍTICOS SABEM DISSO. O dia que nosso povo acordar, pintar a cara e TIRAR estes tiranos do poder, mesmo que para isso o exercito assuma novamente, TALVEZ….DIGO TALVEZ AINDA DÊ TEMPO DE SALVAR ESTE PAIZ.

  • Vi esse texto na web, achei legal, posto aqui:

    VENHA SER ASSALTADO EM SÃO PAULO

    “…da força da grana que ergue e destrói coisas
    belas/(…)Panamérica de áfricas utópicas/Túmulo
    do samba/(…)Novo quilombo de zumbis… ”
    Sampa – Caetano Veloso

    -São Paulo, o estado mais rico do Brasil? Fato. São Paulo o estado mais corrupto do Brasil?. Histórico. Desde os Bandeirante bandidos. Isso quer dizer alguma coisa? Entre outras coisas, quer dizer que é a corrupção que financia o nosso localizado inumano e amoral capitalhordismo americanalhado made in São Paulo, as vezes Sampa, às vezes Samparaguai, o impune estado máfia… E uma impunidade endêmica institucionalizada em todos os níveis, da rua 25 de Março à Avenida Paulista, passando por palácios, condomínios, feudos (de todos os tipos) e tribunais. Corruptos em todos os poderes. Inclusive e principalmente no quarto poder, a mídia, resultando por essas incompetências e improbidades, no quinto poder, a violência generalizada.
    -Venha ser tungado, furtado, roubado, assaltado em São Paulo, a mais feia e paradoxalmente a mais portentosa economicamente falando cidade da América do sul. Tomzé diz: “Amodeio” São Paulo. Tudo o que tenho de conquistas foi São Paulo que me deu com louco esforço, de diplomas a cursos, de livros a instintos, de cinco minutos na mídia a prêmios, neuras, hérnias e sequelas. O cara pode chegar aqui analfabeto, puro e besta, se se matar de trabalhar e estudar, saindo de casa as seis da manhã e voltando à uma da madrugada, por décadas, fazendo cursos sábados e domingos, vendendo as férias ou fazendo curso nas férias, sai daqui doutor, com casa própria, se não rico pelo menos com uma base para ser alguém na vida, se for com as mãos limpas e foco ético-humanista, comunitário e plural, melhor ainda. Ave Sampa! Minha terra tem Corinthians onde canta a Rita Lee.
    Venha ser roubado em Sampa. Começa principalmente pelos amorais pedágios que você paga para andar no estado e chegar a grande e superpopulosa metrópole da grande São Paulo de quase 20 milhões de habitantes. Você vai gastar além da gasolina e custos de viagens sem qualquer segurança, quase duzentos reais de pedágio no mínimo. Se prepare. Nos pedágios é “mãos ao alto” na bucha. Você já é assaltando nas praças de pedágios quadrilhas. Eles ganharam oitocentos milhões em 2013, as vias sem segurança, sem qualidade técnico-administrativo funcional (o pedágio mais caro do mundo), quando poderiam ganhar a metade do que ganham e investir o restante em qualidade e reduzindo os custos, com apenas metade das praças. E alguns pedágios poderiam ser extintos, não fazem sentido, curto e grosso, roubismo mesmo. Quem são as empresas donas dos pedágios? Periga ver. Eles estão por mais de uma década no poder, quer dizer, no local do crime, então o crime compensa em São Paulo?.
    Venha ser assaltando em SP. O único estado em que professor com curso superior, provas difíceis em concursos cabeludos (mais difíceis do que para delegado e promotor), cobranças inumanas e sem mínima infraestrutura nas unidades escolares, e o educador ganha menos do que um policial com mero curso fundamental. SP o Estado mais rico do Brasil é um dos que piores paga. Até o Piauí, o estado mais pobre do Brasil, paga mais do que São Paulo. E o governo (desgoverno) de SP foi contra o piso salarial do professor estipulado por lei federal. Venha conhecer a Dieta Alckmin: “Emagreça e morra de fome dando aulas no estado de São Paulo. Veja o belo ensaio crítico-humanista no link: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/03/489139.shtml
    - A conivente mídia chapa branca de SP. O governo compra milhares de jornais para todos os prédios públicos, veículos de comunicação suspeitos, tendenciosos e parciais de uma mídia amoral e decadente. A revista Veja, pautada por corruptos impunes como Demóstenes e processados como Mainardi (vive na Itália para não ser preso no Brasil), infesta as escolas em total abandono técnico-administrativo funcional, e os mestres conscientes a jogam no lixo, sem querer sujar o lixo ou ofender o lixo. Com essas “assinaturas” aos milhares, bancam o crime organizado de uma mídia corrupta?. A Folha falha. Já vendeu assinatura ad-perpetuam. Já pensou? O Estadão e curriola pequeno burguesa decrépita de SP conservadora bancou o funesto golpe da canalha de 64 (militarismo incompetente, corrupto e senil), aliado à podre e conservadora sociedade católica de SP. A Veja dos Civittas, que foram expulsos da Argentina ou seriam presos, vive desses favores da tucanalha. A imprensa brasileira que foi contra a libertação dos escravos, contra a CLT, contra a reforma agrária, contra a Anistia, contra as inclusões sociais da Era Lula, contra o Prouni, contra o programa Mais Médicos, contra o Bolsa-familia… é a favor da máfia dos vestibulares baseada em SP. Já pensou que elite coxinha-daslu? Como diria Cazuza, a burguesia fede. Do diferenciado penico Morumbi e seus aloprados insensíveis pra cima. Ou para baixo.
    Venha ser assaltando em São Paulo. Você vai fazer um saque num banco, o caixa explode. Criminosos? Policiais impunes. Aqui bandido é preso com alto montante de drogas, a droga some e tudo fica por isso mesmo. Já pensou? Traficante colombiano é preso e confessa ter sido achacado e roubado por policiais e autoridades de altas patentes. Alguém foi preso? Socorro, policia! Crime no DENARC, DETRAN, DEIC, CDHU, METRO/ASLOM. As máfias governam os governos? Máfia do Lixo, da Merenda escolar, dos livros didáticos, da tarifa do transporte público, para não falar, claro, das privatizaçoes-roubos (José Serra) dos news rics, que o livro Privatarias Tucanas do Amaury conta tudo, com peças extraídas de processos, e tudo ficou por isso mesmo. Quem não leu esse livro, tem moral ou argumento para arguir de um lado ou de outro? O crime organizado no poder. O Juiz Lalau é nosso e ninguém tasca. Preso/livre em casa. O Jornalista que matou a namorada e confessou, vai ser preso depois de morto?. O medico monstro libanês libertado pelo STF – São Todos Fariseus – é da alta cúpula social da sociedade brega-conservadora de São Paulo, estado de riquezas impunes, lucros injustos, propriedades-roubos. Terra de muito ouro e pouco pão. O estado é um enorme Pinheirinho a céu aberto. Um enorme Carandiru a céu aberto. Uma enorme Cracolandia a céu aberto. Refém do PCC, o estado agoniza em tudo. O neoliberalismo câncer da tucanalha, e o estado quebrado, falido. E o governador acuado, ainda feito um pinóquio de chuchu, conta palha no falso mote ‘São Paulo cada vez melhor’; quando está cada vez pior, e ele ainda garganteia como um pangaré caipira, ‘Não vamos recuar… não vamos recuar…’ é que não tem mais para onde mais recuar, tamanha suspeita incompetência. Se o Estado de SP tivesse um MP que prestasse, não chapa branca, estaria preso, cassado. Mas do jeito que está, deve ser reeleito, blindado pela mídia amoral e pela justiça chapa branca de SP, e logo deve ser canonizado via OPUS Dei…
    Venha ser assaltado em SP. O Metro mais caro do mundo. Sujas obras faraônicas e superfaturadas. Crime organizado nas obras do Metro faz 16 anos. O PSDB em peso na lista dos suspeitos, cartéis e ajustes amorais afins. Alguns membros do partido ou da alta cúpula do governo estadual (até secretários) se forem viajar, seriam presos pela Interpol. Os impunes criminosos políticos de SP já foram pegos na Suíça, na França e na Inglaterra, mas, em SP, nada. Isso quer dizer alguma coisa?. Fleury é de SP. Quércia morreu impune. Maluf vai morrer com cem anos sem ser preso. FHC que nunca trabalhou e chamou trabalhador brasileiro de vagabundo, fundou um instituto que é bem a cara de SP, como o falso plano do Real, da moeda que ele trocou pau a pau pelo dólar e, depois de comprar a reeleição (mensalão matrix), a moeda não valia mais nada…
    Venha ser assaltado em SP. Serviços públicos propositalmente sucateados, quebrados. Pior, além das impunes privatizações-roubos, o neoescravismo da amoral terceirização neoliberal (o cínico estado mínimo), tendo o filho-ameba de um governador falecido como dono de empresas fantasmas que não garantem o mínimo legal aos serviçais explorados a preço de banana. Esse mesmo governador morto que elegeu outro morto. Funcionários públicos insatisfeitos. Governo sem projetos para a questão dos sem terra, sem teto, sem amor. Tudo às moscas. Professor no município de São Paulo – gestões Jânio, Marta, Erundina, Kassab – (até Kassab foi melhor para a educação em SP do que o Serra) se aposentando com o triplo do que o estado de sp paga. Um secretário de escola da Prefeitura de SP (agora Haddad) ganha mais do que um supervisor de ensino do estado. Quer atestado de incompetência maior do que isso do PSDB e seus partidos de aluguel, marionetes, como DEMO, PPS e PV, entre outros? A locomotiva é só uma carroça com verniz moderno…
    -Venha ser assaltado em SP. Mal o Prefeito Haddad assumiu, máfias e quadrilhas dez anos no poder apareceram. O medo do PT cria monstros, o medo do Lula criou amebas e o medo da Dilma criou Coxinhas-Daslu-Black Bosta made in Sampargaui, e as vaquinhas de presépio da direita, os diferenciados cérebros de galinhas verdes, regiamente cooptadas (eleitoras do Tiririca) com roupas de grife, fantasias da pateta compradas na Disneylândia, vão em meia dúzia para a Av. Paulista gritando Fora Dilma, Fora PT, Fora Neymar, Fora Barack Obama, Fora Copa do mundo, Fora Luan Santana, Fora Brasil, Fora Mais Médicos, Fora PROUNI, Fora ETs.; querem a volta dos militares! Depois pegam o voo e vão para o esgoto Miami entrar numas, sem saber o que querer, o que dizem, o que é uma coisa e outra no diferencial sócio-inclusivo da funesta era PSDB e da inclusiva e ódio-democrata era PT. Um dono da Rede Band com cara de pau e panca de mafioso, ameaçou o Prefeito, quando este o cobrou sobre um sujo contrato suspeito de concessão firmado com o governo anterior. Foi processado? Só mesmo uma força tarefa da PF para investigar o crime organizado em SP. Mas, se a impunidade e a corrupção vierem mesmo a ser investigadas, a alta elite de Samparaguai, o estado máfia, vai querer, claro, se desligar do Brasil, falar em revolução (como a pífia e rastaquara de 1932) ou a caterva toda vai papagaiar querendo ser um novo país movimentado pelo crime…
    -Venha ser assaltado em SP. Você sai para ir ao cinema, e é assaltado. Até pelo flanelinha. Você vai jantar fora, é arrastão. Você vai a um show, alguém grita rebelião e você fica perdido. Os Rolezinhos não podem; mas os rolês que deram nos serviços públicos ou na vergonhosa privatização-roubo da Vale do Rio Doce, isso pode. O governo por quase 20 anos no poder, não tem projeto para cultura, educação, reforma agrária, segurança, casas populares. Gastaram milhões na despoluição do Rio Tietê, e o rio Tietê está mais poluído do que nunca. O último governador que SP que prestou, foi Franco Montoro, de lá para cá, chistes, abusos, tramas, abusos, antros, e a alta grana que destrói coisas belas impera, o próprio governador do PSDB em decadência total abafou mais de 70 CPI na Assembleia Legislativa de SP, tipo assim, modo de dizer, um mensalão paulista. E você corre o risco de ser processado. Curto e grosso, corrupto e ladrão em SP pode ser, mas se você dizer que corrupto é corrupto é corrupto e ladrão é ladrão, você pode ser rapidamente processado por calunia e difamação.
    Venha ser assaltado em SP. Favelados, pobres, migrantes, pretos, educadores, não são aceitos pelo PSDB que ignora a plebe ignara. Imigrantes, brancos, agiotas do capital estrangeiro são idolatrados, salve salve. Um salve geral para a periferia S/A. Venha ser tungado em SP. Agora o crime do Metro. Vai ficar por isso mesmo? Todos ganham. Menos o povão. Romeu Tuma que foi advogado da máfia chinesa é ídolo aqui. Marcelo Padreco Rossi Bizantino também. Já pensou que decadência, falência moral? Por essas e outras, vindo a SP vista uma camisa de força, consiga um habeas corpus preventivo, antecipado, carimbe o passaporte e fique antenado, que nosotros estamos pensando em pedir asilo ético no consulado da Colômbia, que lá é mais seguro do que em São Paulo. São Paulo não tem nenhum moral para falar de Brasília D.c. (Depois de Collor). Os municípios paulistas, as regiões e o estado todo com seus corruptos e ladrões estão muito bem representados lá… Não somos uma sociedade de santos, queremos políticos santos? José de Anchieta morreria de vergonha… Venha morrer em São Paulo. Uma bala perdida achará você. Está muito pior do que o RJ, mas a mídia blinda os corruptos e ladrões de SP e ataca os do RIO. Aqui, o mote agora é NO DUCOR, DUCO. Não conduzo. Sou conduzido. O PCC que o diga. E as máfias e quadrilhas das privatizações roubos estão no poder. Habemus corruptus do cinco estado mínimo neoliberal, o câncer do capitalhordismo americanalhado made in Samparagui, o estado máfia dos coxinhas….

  • CRISTINA MARIA R BENEVIDES

    O FILHO QUE ERA LIMPADOR DE BOSTA DE ELEFANTE É O CARRO CHEFE DA FRIBOI
    ***
    AGORA É DA FAMÍLIA SILVA, LULA E LULINHA E ETC…A JBS S.A – FRIBOI – http://pt.wikipedia.org/wiki/JBS

  • O FILHO QUE ERA LIMPADOR DE BOSTA DE ELEFANTE É O CARRO CHEFE DA FRIBOI
    ***
    AGORA É DA FAMÍLIA SILVA, LULA E LULINHA E ETC…A JBS S.A – FRIBOI – O FILHO QUE ERA LIMPADOR DE BOSTA DE ELEFANTE É O CARRO CHEFE DA FRIBOI
    ***
    AGORA É DA FAMÍLIA SILVA, LULA E LULINHA E ETC…A JBS S.A – FRIBOI -

  • Pingback: Tuma Júnior confirma escândalo BND...

  • Marlise e HEBE,

    Quer dizer que o fato dos professores pensarem diferente de você os faz pessoas sem discernimento, muito democrático o seu ponto de vista. Pessoas tem diferentes linhas de pensamento decorrentes da sua experiência individual. Cabe aos pais mostrarem as diversas correntes ideológicas aos filhos, educando e tornando-os livres para decidir.

    Quanto a ISRAEL, a base americana no oriente é uma “democracia” conquistada com sangue, sangue de muitos árabes. Um grande erro pensar que o mundo ocidental é mais civilizado.

    Mas vivemos em momento difícil do país, a situação está polarizada, virou discussão de paixões inflamadas,, seria ingenuidade esperar que o projeto de algum partido político como o PT fosse ideológico, se só fosse ideológico eles ainda estariam na oposição, só alcançaram o poder as custas de muitas incoerências, isso se vê com suas alianças antes nunca pensadas.Contudo, isso não desmerece os avanços em alguns setores, quando as denúncias deveríamos esperar uma oposição mais combativa, embora os partidos de oposição parecem ter esvaziados, não se tem oposição forte e com perspectiva de mudança, são sempre as mesmas caras e o fisiologismo de sempre.

    O nosso jornalismo sempre defende os interesses dos seus donos, sejam pro ou anti governo, tendencioso , partidário. Nos blogs pelo menos é visivel,..

    se bem que ninguém acredita na imparcialidade a VEJA , alguém?

    E o brasileiro? Na na sua grande maioria, seja de direita ou de esquerda,continua desrespeitando regras ;furando fila, sonegando impostos, querendo se dar bem ,e vota em amigo porque é amigo! A ideologia vai até onde o bolso entra.

  • MEU DEUS O POVO ESTA CEGO TOTALMENTE CEGO,,,ONDE ESTA A JUSTIÇA , O SENADO, A CAMARA DOS DEPUTADOS?????

  • A friboi tem na verdade 190 milhões de sócios, ou seja toda a população brasileira, afinal que paga os impostos.
    Quando a caixa preta do BNDES for aberta , vai se igualar a caixa de pandora , aquela que tinha os males da humanidade.

    Em relação a empréstimo no BNDES, você consegue, mas não a taxa de juros que a FRIBOI CONSEGUE. Ah e tem tiver um documento demostrando algum pagamento de empréstimo da friboi ao Bndes, Me manda, ele vale ouro, pois nunca existiu ………..QUE E DO RAMO DA CARNE , SABE QUE ESSA EMPRESA NUNCA DEU LUCRO.NUNCA.

  • EO BRASIL E OS CORRUPTOS NAO E OS CORRUPTOS E SIM ESTA JUSTIÇA DE MERDA PODRE QUE O PAIS TEM ESTA E A RESPOSTA DE VERDADE QUE ESTE E O PAIS DA MISERIA DA VERGONHA PARA A JUSTIÇA QUE E COMPRADA POR TODOS OS POLITICOS PODRE QUE O PAIS TEM PIOR COLOCADO PELO PROPIO POVO NO PODER ,ESTE PODER DA IMORALIDADE ESTE PODER DE FAZER O MAL CONTRA O PROPOI PAIS PIOR OS POBRES OS MAIS SOFREDORES QUE MAIS PRECISA DE SAUDE TRASPORTE SALARIO DE ESMOLA E QUE ESTES CANALHAS NA EPOCA DAS ELEÇOES FICAM GRITANDO DANDO SUA VIDA PARA CONSEGUIR OS VOTOS DOS ELEITORES PROMETENDO O MUNDO E OS FUNDOS DA MENTIRA PARA DAR A OS ELEITORES NESTE PAIS JA O PAIS E INUNDADO NA MENTIRA ,DEUS NO PODER E O SR JESUS CRISTO O DEMONIO POR SUA VES COLOCOU NO PAIS O PODER DO PAPA COM SEUS MENSAGEIROS OS PADRES A SERVIÇOS DO DEMONIO PARA ENGANAR A TODOS COM SUAS PREOMESAS DE SANTIDADE SENDO QUE E SANTO SO E DEUS

  • Eu venho estudando a politica do nosso Pais desde de 1990, e durante todo esse tempo vi muitas coisas erradas diante a face do povo brasileiro que nada faz, muito pelo contrario participa, quem acompanha de perto a politica do nosso pais sabe que o Chefe da Quadrilha Petista nunca ganhou uma Campanha, essa foi a forma encontrada para poder chegar ao mais alto posto do nosso Brasil ” A Presidência “, o Sr. LULA comprou a sua campanha através do Bolsa Família, vocês lembram que no governo FHC o projeto era chamado de bolsa escola, onde os pais tinham que manter seus filhos na escola para poder ter direito ao beneficio, pois bem o LULA com sua esperteza achou uma forma de comprar o voto do eleitor sem ele saber, foi então que sua equipe de ladrões fizeram um novo plano de governo mudando de bolsa escola para bolsa familia, passando de R$ 30,00(trinta reais), para R$100,00( cem reais), então me diga em quem o povo Pobre iria votar, esta na cara que seria o Ladrão do LULA, isto era tudo o que ele precisava e foi o que aconteceu, e o eleitor Ignorante achando que o LULA é uma bom Governo, palmas pra você eleitor Inocente, não sabe de Nada……Pra finalizar a minha pesquisa descobri que os Politicos Corruptos não é e nunca foi o maior dos nossos Problemas, pois o maior Problema do nosso Brasil é o Eleitor Corrupto que se Vende por qualquer coisa Ex: Um Copo de Cerveja, Um Brinde, por R$50,00( Cinquenta reais) alegando esta precisando, enquando o politico vai ganhar milhões as custa deste eleitor que se vende, e pra piorar sai dizendo e achando ser ESPERTO, só que esse eleitor Corrupto se esquece que o dinheiro que recebeu do politico acaba na mesma hora e depois ele perde o direito de cobra do politico pra qual ele se vendeu. FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT , ACORDA POVO BRASILEIRO, E NÃO SE VENDA, E PENSE DISSO: ” MUDE AGORA PRA NÃO CHORAR DEPOIS” A SAÚDE, A SEGURANÇA, HABITAÇÃO E POR FIM A EDUCAÇÃO NUNCA ESTEVE TÃO MAL COMO ESTA AGORA, E SÓ DEPENDE DE VOCÊ, QUAL É O BRASIL QUE VOCÊ QUER PRO SEUS FILHOS PENSE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *