Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e tudo fazem para que isso continue assim.

Recebemos  do comentarista Mário Assis Causanilhas este artigo sobre o nióbio, sem a menção do órgão de comunicação, site ou blog de onde foi extraído. Por sua importância, decidimos postá-lo aqui na Tribuna da Imprensa, para conhecimento de nossos comentaristas e leitores. (Carlos Newton, editor do blog)

Júlio Ferreira

A cada vez mais no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante. Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada “oficialmente” e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho, com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial?

Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?

EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.

Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a Opep vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa. Não é uma descalabro alarmante?

O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”. E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”.

Ninguém teve coragem de investigar… Ou estarão todos ganhando com isso? Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: “Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero”.

As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa – Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.

Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.

Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos “traíras” a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.

42 comentários

  • Onde estão os órgãos fiscalizadores do Brasil, e os políticos que ainda tem decência e honestidade, para tomar providência com em relação a esse absurdo e canalizar esses recursos para investimentos na saúde, na educação e no social. Vamos tirar o dinheiro do bolso das quadrilhas organizadas e aplicar em forma de recursos para a população carente do nosso país. Os eleitores estão de olho.

  • Não adianta órgãos fiscalizadores, ou reclamações. O que adianta é o simples fato de exercermos com mais dedicação o nosso direito e muito mais que direito, um dever de votar em cargos e políticos certos e honestos, sair do comum, não adianta gritar por mudanças, se não as buscar. O brasileiro tem que fazer algo, isto é, ser eficaz na frente da urna. Porque se vendemos o voto, somos tão corruptos quanto quem os compra, e assim passíveis perante a ações como estas visto acima.

  • massiel cabral de souza

    Parabéns pela reportagem, o problema é q nosso povo não está preocupado com o bem da nação e sim em droga,musica,dança,bebida e futebol etc. Votar em outros políticos falar é facil agore me mostre quais este pais todos nós só queremos levar vantagem fica dificil. Obrigado

  • Lamentável. Muitas denúncias de desmandos governamentais num pais rico, 6ª economia do mundo, porem pobre pela roubalheira e corrupção (denunciados pela imprensa escrita e televisada. Brasil só vai melhorar com revolução e acabar com os atual sistema de governo. Voltar o militarismo.

  • Vinícius Silva

    Só o Brasil fornece não! MINAS GERAIS!!!
    É o único local do planeta onde esse metal foi encontrado.
    :)

    • Menos mineiro, menos, Araxá-MG tem a maior mineradora de Nióbio “em operação”, assim como existe grande extração também em Catalão-GO, mas as maiores reservas “inexploradas” estão na Região Norte (Região Amazônica).

      • Corrigindo uma informação, a companhia que explora este metal em Araxá-MG se chama CBMM (Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia) e a de catalão não consegue extrair o metal com tanta pureza quanto ao de Araxá, e nem em quantidade, pois a CBMM é a maior companhia do Mundo neste ramo.

  • Essa notícia tem que soar como propaganda todo dia e toda hora,para que as pessoas se mobilizem e lutem pelo que realmente importa,passeatas para fazer baixar o valor da passagem de ônibus é como assinar atestado de burrice afinal as mesmas não aconteceram quando o governo senvergonhamente subiu o valor do combustível e por algumas vezes a mais.Que tal obrigar o governo a reverter a venda do nióbio em bolsa família?Com certeza seríamos a nação mais rica do mundo!! #indignada#

  • Vc se incomoda se eu colocar no Face essa matéria?

  • É mais uma vergonha, porque não se abre uma CPI, não é verdade ?.Como pode, é como entrassem na casa de uma pessoa e roubassem tudo que ela tem e a Policia sabendo quem é o ladrão deixa-lo solto p/ continuar no mesmo delito. É claro que sabemos que os mandatários da nação estão levando dinheiro por fora e tudo depositado em bancos estrangeiros. Nas próximas manifestações, as pessoas poderiam colocar em suas placas o caso vergonhoso do Nióbio. O Brasil c/ essa riqueza na mão poderia barganhar melhores condições de comercio de outros produtos entre os países.

  • ERNESTO BRASILIO DE ARAUJO NETO

    O mais engraçado nessa história toda é o nosso Congresso Nacional, quedar-se silente, em relaçãi ao caso acima… Por quê eles não abriram uma CPI até hoje pra investigar o caso?!! E o tal de Ministério Público Federal que, também, vem fazendo ” vista grossa ” pra não ” fiscalizar porra nenhuma ” e, que tal “fiscalização “, por parte deles é uma imposição legal… Não é à toa que o nosso País éum dos ” mais corrúptos do mundo ” … Infelizmente !!!

    • Muito bom Beto. Sem vocea jamais tmreaios estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

  • NILTON DE SOUZA MORAES

    TABELA PERIODICA

  • NILTON DE SOUZA MORAES

    QUEREMOS UM NIOBIO SOCIALISTA,ESSA RENDA PARA OS PROLETARIOS DO BRASIL

  • VAI CORINTHANS….

  • Esse mereçe uma surra de pica mole..

  • O Prof. EneAs Carneiro (ele mesmo) falava há mto tempo desse assunto e era taxado de insano http://www.youtube.com/watch?v=WQhR0Dvtnn8

    • nióbio; ponderamos que tenhamos uma fonte inesgotável desse mineral ! que não temos, só isso já é preocupante pois sabemos que um dia vai acabar. o que serar lamentável porque nem um desses pilantra que estão por traz desse desvio de divisas vão estar vivos. mas serão como o Eike batista filho do poder que se tornam milionários porque o pai foi político ou ministro de governo (elieser batista pai de Eike batista ministro das minas e energia nos governos Figueiredo e sarnei )ai seremos como se fala lá nos EUA BRASILEIROS SÃO O POVO MAIS BURROS QUE TEM NO PLANETA nasceram no paraíso e estão destruindo todo o paraíso atraz da arvora proibida, derrubam a Amazônia em vez de prezevar-la diamante lé da na beira dos rios eles dão para quem visita o Brasil de boas vindas e suas mulheres nos dão como suvinis: então o que querem que eu faço votar nos mesmos políticos? DEIXEM DE SER COBAIAS!
      E MUDEM não de pais mas de política chega dos mesmo ;;;;;;;;;;;; por favor
      QUE FALTA MI FAZ O ENEIAS !!!!

  • Débora Kátia Moreira

    Eu não me admiro com nada que venha acontecer neste País, onde não podemos confiar nas autoridades constituidas, onde pagamos para sermos roubados, onde elegemos para sermos enganados, onde pagamos impostos autissimos, onde nada e feito pelos desprovidos do esssencial, onde o povo e tratado como animal. Local este que falta,
    saneamento básico, moradia, saúde educação, e quando se vai as ruas para reclamar o pau desce ser dor nem piedade nos que são chamados de vandalos que até agora nao sei se realmente existe ou está sendo impolantado para atrapalhar o direito do povo se manifestar. ACORDA POVO, ISTO TEM QUE ACABAR JÁ? So depende de nos.

  • Jose Carlos da silva

    vamos informar o povo brasileiro e o mundo sobre este minério, vamos sair as ruas para reclamar, mostrar ao governo que nos sabemos do descaso com que tratam e administram nossas riquezas.

  • Larissa Nogeira da Cruz

    Que o Brasil de alguns anos para cá só tem ladrão todos sabemos mais não precisa dizer ne? que eles roubam e poem o dinheiro na cueca.

  • Os responsáveis por isso irão pagar.

  • Parabens pelo artigo, ouvi pela primeira vez falar sobre nióbio pelo saudoso Dr.Enéias, e hoje através deste artigo deu para ter uma idéia do saque estáo realizando em nosso país, estou revoltado com os nossos governantes,como podem fazer isto com a sua própria patria.

  • As nossas riquezas continua saindo pelas portas dos fundos !Temos que mudar este pais a partir do quadro de políticos ,trocando todos e colocando homens e mulheres comprometida com o BRASIL! É disto que o BRASIL precisa mudanças já. O povo tem este poder para colocar pessoas honestas para que os órgão fiscalizadores funcione e as riquezas do nosso pais seja realmente nossa. O BRASIL É UM DOS PAISES MAIS RICO DO MUNDO!

  • Nilton Souza Duffles Teixeira

    No início dos anos 1973, conheci um professor de química, da Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro.
    Participávamos da mesma comunidade religiosa, a Igreja Nossa Senhora do Loreto. que ao término da missa, conversávamos na cantina, o professor que não lembro o nome, já falava ¨ o nióbio é um mineral que o Brasil tem 95% das reservas do mundo e só ele é capaz de pagar a dívida externa do Brasil e promover o desenvolvimento para nosso país¨
    Até hoje somos explorados. quarenta e um ano se passaram e nenhum Governo até hoje foi capaz de mudar.
    Somente com educação e que poderá ser mudado, toda esta situação.

  • É muito triste vivermos em um país onde não temos governantes de pulso para resolver questões desse nível.

    • NILTON É LOUVÁVEL QUE A EDUCAÇÃO SEJA O MAIOR SUPORTE PARA DESENVOLVIMENTO DE QUALQUER SER HUMANO DESSE PLANETA MAS NO BRASIL ELES CONSEGUIRAM O MAIOR FEITO DO PLANETA DESQUALIFICAR A EDUCAÇÃO , EU EXPLICO TEMOS A EDUCAÇÃO SEM QUALIFICAÇÃO ELES CONSEGUIRAM BAIXAR O NÍVEL DA EDUCAÇÃO O ZERO PROFESSORES MAL PAGOS ESCOLAS SEM CONDIÇÕES NEM UMA ELES CONSEGUIRAM DAR ESCOLAS SEM ENSINO OU SEJA É PROIBIDO CANTAR O HINO NACIONAL (PODE) PRECISO DIZER MAIS ALGUMA COISA

  • AGNALDO FONSECAMOREIRA

    NÓS BRASILEIROS SO TEMOS GOVERNOS LADÕES E SAFADOS QUE SÓ PENSAM EM BENEFICIO PRÓPRIO. MORTE A TODOS!!!

    • Enrico Cabral Maggi

      O texto diz tudo. Parabéns. Alerta aos autênticos compatriotas: – deveremos dar a máxima divulgação a tudo que se refere ao NIÓBIO. PODERÍAMOS panfletar essa reportagem (e outras mais) nas portas de todas Universidades do Brasil. “Se os valentes não combatem, os covardes vencerão”, (Sun-Tzu, Arte da Guerra) ; Que Deus nos aponte o melhor caminho a seguir”,(LDN-DN , Cel Carvalho) ; “Se todos os homens de bem tivessem a ousadia dos canalhas, o mundo seria muito melhor”, Arnaldo Jabor .-Ser Patriota é defender a Soberania Nacional e não só cantar o Hino Nacional nos jogos da Copa do Mundo,(de 4 em 4 anos). À luta os que forem brasileiros. Brasil acima de tudo. Aos IIr,´, brasileiro um T,´,F.´.A.´. .

  • o Brasil é o Pais mais Rico do Planeta agora é q os povos são um bando de ineguminos pois so tem ver futebol encanto alguns ficam com a bunda cheia de dinheiro os otarios ficam se matando pelos machos do ti deles um bando de otario encanto isso os Ladrões de Brasilia so tem a rir da miseria de um bando de fudido pois o Governo cresce mais e mais da miseria do povo serar q vcs sabem q o brasil retem uma riqueza de 98% camada de Nióbio e o povo anda na total miseria encanto o Canada so tem 2% dessa mesma riqueza e a Educação la e Saúde são de primeiro mundo agora obs 2% as pessõas la vivem todas bem muito obg aqui eles escondem do povo mostrando todo dia mas um capitulo dos men ladrões q todos sabem não vai dar em nada gente ta na hora do Povo Brasileiro Criar uma Lei q irar se chamar lei unida q seja uma pena de morte como na China pra matar politicos ladrões somos pra kd um deles muito mais doq 10 mil Brasileiro essa vagabundagem q estar em Brasilia tem q terminar com nossas manifestação vcs tem q pedir lei pra punir com pena de morte politicos ladrões ja chegou a hora so depende de todos gritar em voz alta o povo quer criar uma lei q seja elaborada e executada atravez do povo pena de morte pra politicos ladrões espero q issop chegue bem mais bem longe eq o povo faça si cumprir.

  • as pessõas merecem viver em paz ter moradia de qualidade educação e saúde e segurança de primeiro mundo as pessõas merecem ser e viver diginamente pois esse Pais para se o povo parar as empresas fecham os postos de gasolinas iram a falecia vcs governates precisam do povo e não o povo de vcs .

  • Q Senhor Jesus Cristo Toque no Coração de vcs encanto existe tempo pois depois vcs q criaram os Problemas iram chorar>Mas serar tarde pois não ouviram as vozes de minhões de Brasileiros clamando por Justiça.Sei q essa Deus Farar

  • Dr. Enéas Carneiro foi ridicularizado quando mencionou a necessidade de desenvolvermos a bomba atômica. Se o Brasil decidir agora romper com as potências e passar a definir preços (justos) e tomar o controle da venda do Nióbio, certamente haverá interferência internacional.
    Sem aparelhamento das forças armadas, não há como romper com as potências … não temos mais soberania.

  • George Cirqueira Leite

    Como esse país não faz nada que presta mesmo, o certo era a Amazônia se dividir do Brasil, e formar um novo país riquíssimo em ouro, ferro, água, floresta, peixes e nióbio(he,he..), e os Sulistas iriam ficar chorando o Leite Derramado, pois todo o desenvolvimento até agora só é para lá, e os nortistas são roubados esse tempo todo.

  • George Cirqueira Leite

    O povo brasileiro tem que aprender com os russos a ser um país de um povo corajoso, que se impõe diante da OTAN e dos países que exploram todo mundo(os EUA, Japão, Inglaterra, França e Alemanha), e usam e abusam do seu poder; se esse país miserável e oprimido não aprender com os russos vão ficar sempre nas mãos desses países que vem explorando os outros países periféricos desde quando o Capitalismo surgiu na Inglaterra.

  • George Cirqueira Leite

    Como um país desse vai um dia crescer e se desenvolver como uma NAÇÃO digna, se os piores exemplos vem de cima, ou seja, do Judiciário, do Executivo e do Legislativo; das assembleias, das Estatais, das Fundações de Autarquias, onde todos falam muito sério, mas fazem por debaixo dos panos tudo errado; por exemplo o Ministro Edson Lobão das Minas e Energia está roubando os garimpeiros de serra Pelada; foi ele quem tirou os percentuais que os garimpeiros de Serra Pelada têm direito, para que ele, e outros políticos fiquem com toda esse grana; é de novo a Amazônia(digo roubada) sendo explorada e cadê a mídia como a Veja que se preocupa tanto em bater no Governo, mas não vê uma coisa dessas; até parece que ninguém vê isso; nesse hora a mídia fica cega, os governos ficam cegos, e a Justiça que nuca enxergou mesmo muito bem, coloca de vez uma venda nos olhos; a solução é a a Amazônia se dividir do resto do país.

  • vale lembrar que somos um dos povos que mais pagamos impostos no mundo, e ainda temos que engolir esta, não si trata de votar no politico certo, porque não há politico algum que seja certo. Todos são extremamente corretos durante a campanha depois dá nisso.Na minha opinião todos os órgãos existentes neste País chamado BRASIL lucram com a corrupção,talvez um dia nós acordamos desse pesadelo chamado comodismo e resolvamos fazer algo, porque uma coisa é certa a força desta CORJA é o nosso sossego como povo, somos um povo muito pacífico e este é o nosso mal.

  • Se cada um de nós aqui não divulgar isso em redes redes sociais,lembrar na cabeça a todo momento do Niobio,falar mencionar no q escrever a palavra’Niobio ‘,escrever no papel de parede, do Cel,do notebook, do tablet,computador do serviço a palavra Niobio. Escrever nas mensagens instantaneas(face,whats zap,Skype) no finalzinho de cada msg.
    Lembrar que Niobio eh o codinome de ”justiça de todos” ,aí vcs todos podem vender-se ao q o governo faz.
    Pq se não botar mos a boca agora q a notícia está se aquecendo, vamos ver mais a frente o resultado de tudo q não fizemos hoje.
    POIS SE TODOS HOMENS DE BEM TIVESSE A MESMÁ OUSADIA

  • Nióbio=justiça social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *