A grande dúvida: por qual partido Joaquim Barbosa se candidataria a presidente?

Carlos Newton

Como diriam os geniais compositores Luiz Reis e Haroldo Barbosa, tem cara de candidato, pinta de candidato, roupa de candidato, e ainda age como candidato. Só falta o ministro Joaquim Barbosa pedir aposentadoria e se filiar a algum partido. Mas qual?

Na verdade, existem hoje 32 partidos registrados e em pleno funcionamento, todos aptos a lançarem candidatos à Presidência. É claro que Barbosa não se filiaria ao PT, que o considera persona grata e quer até pedir o impeachment dele no Supremo, sob argumento de que tem “perseguido” os mensaleiros.

Certamente não se filiaria ao PSDB e ao PSB, que ainda não escolheram formalmente seus candidatos, mas vão disputar a eleição. Sobram, então, 29 partidos. Eliminemos, também, o PCdoB, que vive pendurado nas tetas do PT e dali só será retirado quando o partido de Lula deixar o poder. Ficam 28 legendas.

Por fim, eliminemos os partidos aos quais Joaquim Barbosa não se filiaria, por serem excessivamente radicais, como o PCB (Partido Comunista Brasileiro), o PCO (Partido da Causa Operária) e o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado).

Sobram, então, exatas 25 legendas que anseiam pela filiação do presidente do Supremo, que hoje é o grande coringa da sucessão presidencial. E não deve ser por mera coincidência que o PDT esteja saindo fora do apoio prévio a Dilma.

ATÉ ROMÁRIO CONVIDA

Sem consultar Eduardo Campos e Marina Silva, o deputado federal Romário (PSB-RJ) já convidou oficialmente Joaquim Barbosa, a se filiar ao Partido Socialista Brasileiro, o qual o ex-jogador é presidente da seção do Rio de Janeiro.

“Aproveito a ocasião para convidar publicamente, como presidente do PSB-RJ, o Sr. Joaquim Barbosa a se filiar a legenda” escreveu Romário em seu Twitter, que possui 919 mil seguidores na rede social.

Antes do convite, o tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira elogiou a postura de Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão. “Primeiramente gostaria de parabenizar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pela condução do Mensalão”.

“Espero que, de agora em diante, a justiça valha de fato para todos, que os crimes de corrupção sejam julgados com o mesmo rigor” disse o deputado federal, que pretende se candidatar ao governo estadual do Rio de Janeiro em 2014.

Bem, o convite de Romário foi simpático, mas Joaquim Barbosa não precisa do PSB no momento. Só vai precisar no segundo turno da eleição presidencial. Se for mesmo candidato, claro.

17 comentários

  • Luiz Fernando Souza-POA/RS

    Meu Caro Carlos Newton,O sr Joaquim Barbosa entrar na raia,não tem fotochart pra ninguém. É páreo corrido,
    seja que partido for, é o único que não se prostitui o com a politicagem. (se é que me entende).

    Olha gente Batman em aí……

  • Eu sugiro o partido CN que tal?

  • Conta outra piada Carlos Newton , o jogo é mais pesado do que se pensa , para ambosn. Uma coisa é o desejo outra coida é o possível.

  • Joaquim Barbosa,está picado pela mosca azul,já faz algum tempo.

    A sua eventual candidatura à presidência da República,seria um “tsunami” nas demais.Principalmente na de Dona Redonda (Dilma Ruimsseff).

    Por outro lado,a partir de 7/10/2014,seu inferno numerológico começará (por um ano).
    Quem viver,verá.

  • Seria divertido ver Barbosa no páreo. Animaria a disputa. Mas para um não político é um jogo temerário.

  • 32 partidos?

    No Brasil não existe nenhum partido. O que existe e uma porção de pessoas brincando de fazer política e gozando o povo.

    EIS O PROBLEMA…

  • Antonio Santos Aquino

    Newton, se o ministro Joaquim Barbosa souber que Romário é um pilantra condenado e processado e ainda suspeito de “bancar uma Pirâmide que deu prejuizos enormes a muita gente, tendo um seu suposto “laranja” preso e o cidadão que teve o maior prejuizo assassinado”, ele não entrará no PSB. Estou com vontade de escrever ao ministro contando essa “faceta” da vida de Romário, que na vida só foi bom jogador de futebol, nada mais. Dizem que ele é um bom deputado, não é. Se faz alguma coisa é sua obrigação. Dizem que ele faz tudo par ajudar a APAI; eu acho bom, mas faço uma resalva: Ele tem interesse pessoal, pois, sua filha é doente. É difícil falar isso, mas é um dever de todos nós, nos insurgirmos contra OS HIPÓCRITAS E FALSOS MORALISTAS. ROMÁRIO É UM DELES.

  • Quem sabe ele não se filia ao PDT aqui no Rio. Aposto que o Mirinho do Avental Branco retornaria correndo e se confessaria trabalhista ou socialista MORENO desde pequenino.

  • Acho que ele deveria ir pelo PSB.
    Esse cidadão é um motivo de orgulho para a nação.

  • Antonio Santos Aquino

    Miro Teixeira esteve no PDT sem nunca ter sido trabalhista. Junto com Moreira Franco e Sandra Cavalcanti foram os candidatos a serviço dos militares(Golbery) que enfrentaram Brizola em 1982 pelo governo do Rio de Janeiro. Brizola passou sobre eles como se fora uma motoniveladora. E ainda abortou o golpe da Procunsult que fraudaria as eleições qualquer que fosse o primeiro colocado dos três. Depois que Golbery impediu que Tancredo fundasse o PP, dizendo que a pulverização do MDB favoreceria o PDT de Brizola. Miro recebeu ordem de entrar no PDT, para monitorar os passos de Brizola e no primeiro momento desestabilizá-lo. Assim fez quando Lula foi eleito em 2002, aceitando o Ministério das Comunicações a revelia do Partido. (Brizola disse que se ficasse no partido seria expulso. Miro foi para o PT a turma não gostou e ele foi para o PPS e depois da morte do Brizola voltou ao PDT e agora saiu). De cara “deu” uma rádio para Vivaldo Barbosa ex-deputado do PDT( há quem diga que Miro é sócio oculto da rádio). Um radialista famoso que trabalhou muitos anos na Rádio Jornal do Brasil, e tralhou alguns meses na rádio de Vivaldo disse-me: A transferência dessa rádio feita por Miro para Vivaldo foi irregular (na época do Mensalão valia tudo). Brizola expulsou Vivaldo do partido, não sei qual o motivo. Estava na Amazônia e não me aprofundei. Logo a seguir Brizola morre e Vivaldo que estava na Comissão de Ética do Partido, teve o processo arquivado. Miro, político da confiança Chagas Freitas e dos militares (o general Figueiredo o chamava de Mirinho) fez o seu papel. O PDT realmente hoje não intimida mais ninguém. Os tropeços que tem dado deve levar a cúpula do partido a reflexão. Se assim não fizerem em duas eleições o partido vai “NANICAR”.

  • Antonio Santos Aquino

    Newton, o PDT não está hoje preparado para receber Joaquim Barbosa. O partido, muito mais por ingenuidade e falta de experiência e deslumbramento de seu dirigente maior, tem feito muitas infantilidades. Até agora não tem ninguém processado e preso. Até onde sei nada prosperou. Entretanto, ainda é cedo para dizermos que todos estão isentos. O que podemos dizer é o PDT é o único partido brasileiro que tem uma IDEOLOGIA AUTOCTONE.

  • Vivaldo Barbosa, grande picareta de longa data. Começou a dar sinais de picaretagem política LOGO APÓS o golpe militar na presidência do Centro Acadêmico Luiz Carpenter daquela faculdade de Direito da rua do Catete, RJ, hoje UERJ. Depois, durante o auge do movimento estudantil, deu uma de tirar o seu da reta, curtiu uma boa vida sem nunca ter sido brizolista, resistente à ditadura ou processado por ela, desfrutou de umas bolsinhas de estudos nos EUA e reapareceu TRIUNFANTE no PDT para ocupar a secretaria de Justiça no primeiro governo Brizola. Deve ter conhecido o Brizola nos EUA e o enganou com aquela entonação de voz malandra. Está cheio da grana, embora não tanto como os roedores do BANERJ e o Cesar Maia.

  • Agamenon Almeida Prado

    Sugiro que ele crie o PAB, Partido Autoritário Brasileiro, com o objetivo de instituir no país a mesma ditadura que ele estabeleceu no Supremo…

  • Romário é tetracampeão (1994), não penta.

  • Átila de Almeida Ribeiro

    Joaquim Barbosa é fruto da necessidade que toda sociedade tem de criar unanimidades e provocar endeusamentos. Vaidoso, ele navega nessas águas.

  • qual o atual partido do Joaquim barbosa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *